Olá, Viajantes do Tempo! Estamos trazendo aqui uma análise do jogo Olli Olli 2 – Welcome to Olliwood feita em parceria com nossos amigos do canal Maketshu Makisukino.
Eles fizeram análise escrita e em vídeo. Não deixe de curtir o vídeo e se inscrever no canal deles!
Por Makeshu Makisukino
Sequência do game lançado inicialmente de forma exclusiva para PlayStation Vita em 2014, que posteriormente foi convertido para outras plataformas, OlliOlli 2 chega finalmente ao Steam, e ele é um daqueles títulos em que se pode dizer que a equipe de desenvolvimento “fez sua lição de casa”.
O estúdio Roll7 não somente consegue manter os pontos fortes do título original, como adiciona elementos que tornam o segundo capítulo da franquia muito mais atraente.
Em sua base, Welcome to Olliwood mantém exatamente o mesmo padrão de seu antecessor: o jogador deve usar seu skate para cruzar 50 fases com diferentes níveis de variação. Fácil em um primeiro momento, logo essa tarefa ganha complexidade conforme você se depara com desafios que vão de latas de lixo postas em seu caminho até poços repletos de lava borbulhante.
Apesar dessa familiaridade, Welcome to Olliwood se mostra mais convidativo que seu antecessor ao apresentar um design de fases mais competente — que diminui o “fator frustração” do título original — e ao introduzir de maneira gradativa novos comandos. Entre as novidades que mais devem agradar aos jogadores está o “Skatepark”, local onde é possível treinar livremente manobras essenciais até que você tenha domínio completo sobre elas.
A principal mudança de OlliOlli 2, fica por conta da introdução dos chamados “manuais”. Essa novidade permite aumentar a duração das combinações utilizadas, tornando mais fácil alcançar objetivos que exigem uma pontuação alta ao mesmo tempo em que adicionam um novo nível de complexidade às mecânicas do jogo.
Outro fator em que se mostra superior a seu antecessor é no quesito visual. Embora ainda apresente uma perspectiva 2D lateral, o título abandonou o acabamento pixealizado adotado originalmente pelo estúdio Roll7.
Essa mudança se reflete em um jogo com elementos mais bem definidos no qual os elementos do cenário aparecem de forma clara e dificilmente se misturam. Isso é especialmente importante para o jogador, visto que um leve deslize pode significar a necessidade de recomeçar desafios do zero — algo especialmente comum na dificuldade mais avançada.
Assim como no primeiro título, destravar novas fases em OlliOlli 2 depende somente de chegar inteiro até o final do cenário atual — isso no nível de dificuldade mais básico. Cada um dos níveis disponíveis apresenta cinco desafios opcionais que, vencidos, liberam a versão “Pro” do cenário, com objetivos ainda mais desafiantes.
Tudo isso contribui para que OlliOlli 2 tenha uma longevidade surpreendente, especialmente para quem adora “platinar” games. A vantagem nesse sentido é o fato de o jogo em nenhum momento desagradar quem procura uma experiência mais casual, visto que suas fases dificilmente exigem pouco mais de um minuto de atenção até você completá-las.