• Reviews
  • K-Pop
  • Tokusatsu
  • Fangames
  • HyperX
  • Equipe
  • Media Kit

Logo

Navegação
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mix
    • Teatro
    • Música
    • Boardgame
    • Comida
    • Eventos
    • Livros
    • Mangás e HQs

Possíveis pontos posivitos e negativos de “Streets of Rage 4”

Por Sérgio Sampa | em 28/08/2018 | 2 Comentário(s)
Game

Ontem tivemos o anúncio oficial da produção de “Streets of Rage 4” e os gamers mais nostálgicos adoraram ver o renascimento de uma franquia que estava parada há 24 anos.

Ele será publicado pela Dotemu (Wonder Boy e Windjammers 1/2) e produzido pela Lizardcube (Wonder Boy) em parceria da Guard Crush Games (Street of Fury Ex). As plataformas ainda não foram divulgas e nem sua data de lançamento, mas podemos supor que será para todos os consoles atuais, para Steam e que será lançado em meados de 2019.

Foram muitas tentativas frustradas de trazer o quarto game da série desde os anos 90. Mas agora, ele finalmente verá a luz do dia! Não é empolgante? Sim, extremamente! Quem imaginaria em pleno 2018 ver Axel, Blaze e companhia de volta, descendo a porrada nos punks e comendo frango assado dos latões de lixo?

Até agora, foram poucas informações divulgadas. Só o que temos são algumas imagens do jogo, um trailer e o nome das empresas que o estão produzindo. Mas com isso já podemos tentar imaginar o que esperar de “SoR 4“.

Por isso estou trazendo aqui os possíveis pontos positivos e negativos que o jogo poderá ter. Ao final da leitura não deixe de comentar a sua opinião!

Pontos Positivos

A Lizardcube fez em 2017 um excelente trabalho ao trazer o remake de “Wonderboy” com gráficos estilizados, atualizados, desenhados à mão e que mesmo assim respeitavam o artwork do jogo original.

Um dos elementos mais interessantes era poder alternar entre os novos gráficos e os antigos. Assim, era possível agradar a gregos e troianos. Tornando-se atrativo tanto para os fãs da série “Wonder Boy” como para um novo público.

Essa imagem mostra a evolução gráfica entre o jogo original e o remake

O jogo originalmente era para Master System, e como grande parte dos jogos 8-bits, tinha uma jogabilidade mais simples e travada, comparando com o que temos hoje em dia. Isso poderia ter feito com que o remake tivesse uma aceitação menor. Mas surpreendentemente ele agradou, muito por conta dos novos gráficos com animações bem fluídas.

Em “Streets of Rage 4” o mesmo estilo artístico está sendo empregado e aparentemente está funcionando muito bem. Eu mesmo que curto muito gráficos pixelizados estou curioso para saber como “SoR 4” será em sua versão final.

Pelas imagens liberadas podemos notar alguns detalhes interessantes. Um deles é que efeitos de luz e sombra irão afetar os sprites dos personagens. Compare os 2 Galsias das imagem abaixo e repare que aquele mais próximo da janela está mais iluminado que o outro escondido atrás de um pilar.

Poder ser um detalhe pequeno, até bobo, mas mostra que estão realmente se empenhando em fazer um jogo que não seja apenas genérico ou mais do mesmo.

Outro detalhe interessante é que não estão tentando se distanciar muito da essência dos jogos originais. Embora seja visível que alguns anos se passaram, pela nova aparência do Axel, “SoR 4” continua acontecendo nos meados dos anos 90.

Basta ver essa imagem onde aparece um computador com monitor branco de tubo. Os produtores não estão tentando apelar para nada muito futurista demais.

Os efeitos das magias com poder de fogo e suas animações também estão bem legais, embora simples. Mas, sabendo que esta é uma versão ainda inicial, podemos esperar por uma refinada até o lançamento do jogo.

Embora o trailer seja bem curto, dá para ver Axel e Blaze lutando contra alguns inimigos. E nesse breve momento nota-se bastante impacto nos golpes. E principalmente, os personagens não vão aos poucos indo para frente quando estão batendo (defeito de alguns beat n ups atuais).

Até agora apenas Axel e Blaze estão confirmados, porém, não é difícil que seus amigos voltem, como Adam, Max, Skate e quem sabe até o ninja Shiva ou o ciborgue Zan. Alguns personagens secretos também seriam bem-vindos!

Após a derrota de Mr.X em “Streets of Rage 3” será que ele voltará novamente? Acredito que não, e será muito positivo para o jogo que uma nova organização surja.

Pelo trailer vemos essa nova personagem, aparentemente uma vilã bem estilosa. Aliás, é curioso como os vilões dessa franquia adoram poderes de raio para eletrocutar os protagonistas, não? Sádicos…

Pontos Negativos

Estou entrando em território polêmico! É aqui onde dizem “Mas você já está reclamando?”, “O jogo nem saiu e já está pondo defeito!”, “Se a Sega não lança nada, reclamam. Se a Sega lança, reclamam também!”. Entre outras coisas…

Prevendo esse tipo de ataque, já digo aqui de antemão que também estou ansiosíssimo pelo “Streets of Rage 4“. Se eu não estivesse, não estaria dedicando o meu tempo na elaboração deste texto. Torço para que ele faça sucesso, mas sei que alguns problemas podem acontecer e quero detalhá-los aqui.

O que mais me chamou a atenção foi a Sega ter escalado a Guard Crush Games para desenvolver a jogabilidade de “SoR 4“. Afinal, não é um estúdio muito conhecido. Seu único jogo lançado até hoje foi “Streets of Fury EX” (em 2015) para PC, que não foi nem de longe um grande sucesso.

Na verdade, é um beat n up de gosto bem duvidoso, com decisões de design estranhas, jogabilidade ruim e gráficos fracos. Certamente não é um tipo de produto que valeria uma permissão para se trabalhar num novo “Streets of Rage“.

Veja por você mesmo neste vídeo de gameplay:

Sabemos que a Lizardcube faz milagre com seus gráficos. Mas será suficiente se por acaso “Sor 4” tiver a mesma jogabilidade de “Streets of Fury“?

Me pergunto porque o grupo Bombergames não foi o escolhido para trabalhar nesse novo jogo. Afinal, esse é o grupo que desenvolveu e refinou o famoso “Streets of Rage Remake” por 8 anos. Eles sabem muito bem como programar o feeling de um jogo dessa série e tem a aprovação de grande parte dos fãs de “SoR“.

Infelizmente o remake teve aquele fim trágico. Poucos dias após seu lançamento, a Sega ordenou que a Bombergames removesse os links de download. E talvez isso tenha dificultado algum contato atual entre as duas partes.

Meu maior medo quanto à Guard Crush Games é sua (falta de) experiência em produzir jogos do tipo. Vamos relembrar “Sonic Mania“, também autorizado pela Sega e produzido principalmente por Christian Whitehead.

Anos atrás era sabido que a Sega havia perdido o código fonte dos jogos do Sonic lançados para Mega Drive. Então, sonhar com um novo jogo utilizando a mesma jogabilidade e física era impensável.

Até que Christian Whitehead criou sua própria engine que pôde replicar com perfeição os jogos 16-bits do Sonic. Assim, ele criou um fangame que se tornou um grande sucesso entre os fãs do ouriço

Esse feito chamou a atenção da Sega que o contratou para reprogramar “Sonic CD” para várias plataformas, depois “Sonic 1 e 2” para dispositivos mobile. Todos utilizando a nova engine criada por ele. E após o desenvolvimento de 4 jogos, Christian tinha conhecimento suficiente para poder trabalhar em “Sonic Mania“, com uma grande possibilidade de dar certo. E deu.

Agora, se você olha para “Streets of Rage 4“, dá para ter a mesma segurança que tínhamos quando “Sonic Mania” foi anunciado sob os cuidados de Christian Whitehead?

Pois é.

De qualquer forma, torço que a Guard Crush tenha evoluído muito desde 2015 e que consiga fazer um bom trabalho. Que surpreenda todo mundo com um ótimo “Streets of Rage“. Depois de 24 a gente merece, não?

O que gostaríamos de ver

Como já comentei aqui, será ótimo se surgissem novos vilões. Mr. X era só um cérebro in vitro em “Streets of Rage 3” e ele morreu na explosão da fábrica de robôs. Ele não precisa mais voltar. Só se for como espírito e reencarnar em seus capangas (não, não… melhor não!).

Adam voltou em SoR Remake. Está na hora dele voltar nos jogos oficiais!

Os protagonistas dos jogos anteriores também precisam voltar, principalmente Adam que não é mais jogável desde o “Streets of Rage 1“. E o que não pode faltar são personagens secretos, mas sem DLC, por favor! Uma aparição de outros personagens da Sega seria interessante também, por exemplo, Joe Musashi da franquia Shinobi.

Novos capangas é outra ótima pedida. E tomara que os produtores sejam bem criativos. O que será que veremos depois dos robôs do jogo anterior?

Talvez seja pedir demais, mas bem que Yuzo Koshiro e Motohiro Kawashima poderiam voltar para produzir algumas músicas, não? Gostaria muito de ver como ficaria Yuzo trabalhando novamente no jogo que lhe deu tanto destaque na produção de músicas para videogame.

  • A trilha de Yuzo Koshiro é tão icônica que ele chegou a remixá-la para tocar em algumas baladas no Japão. O Set completo você pode ouvir no vídeo acima.

E claro, ficaria muito feliz se a Sega lançasse uma versão de “SoR 4” para colecionadores que incluísse os jogos “Streets of Rage 1, 2, 3” e “Bare Knuckle 3” (versão japonesa bem diferente da americana). Pelo menos para mim seria compra certa!

Enfim, por hora temos que aguardar o anúncio de novas notícias e torcer para que “Streets of Rage 4” faça jus à franquia.

Tags: segaStreets of Rage 4Yuzo Koshiro

Descrição do Autor

Formou-se em design gráfico, apesar de se expressar melhor através de textos. Adora cultura oriental desde a época da TV Manchete e é fã do Mega Man e do Sonic, de anime e mangá, tokusatsu, dorama, kpop e comida chinesa. Foi "Seguista" durante a guerra dos 16-bit, mas hoje joga qualquer console.

2 Respostas to “Possíveis pontos posivitos e negativos de “Streets of Rage 4””

  1. 28/08/2018

    Vudu Responder

    Quanto ao Streets of Fury, vc esqueceu ( ou desconhece) o fato deke ter saido pra Xbox 360 anos antes e foi um dos jogos indie de maior sucesso da plataforma. Os graficos são simples até pq eles provavelmente não tinham muita verba, por se tratar de um indie, mas o jogo é bem divertido. Eu colocaria a escalação da Guard Crush como um ponto positivo! Absss

    • 29/08/2018

      Sérgio Sampa Responder

      Oi Vudu. Eu conheço sim. Se não me engano saiu em 2007 ou 2008. Mas eu só pude jogar a versão de 2015.

      E acho que aí é mais questão de gosto. Eu não curti muito o jogo e espero que o Streets of Rage 4 não siga o mesmo caminho.

Deixe uma resposta Cancele sua resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os Campos Obrigatórios estão marcados *


*
*

Parceiros

Siga-nos no Twitter

Meus Tuítes

Sobre Nós

É um site de cultura e entretenimento formado por amigos de longa data, inauguramos em fevereiro de 2012, com o objetivo de desenvolver um conteúdo divertido e informativo. Nossa intenção é usar este espaço como um laboratório de ideias. Não deixe de enviar sua crítica ou sugestão, por que levamos muito a sério sua opinião. Juntos somos fortes! Desejamos que tenha uma ótima experiência e que goste do site assim como nós.

Últimos Comentários

  • Grey em The King of Fighters XIII é um jogo 2D ou 2.5D?
  • Felipe em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • Sérgio Sampa em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • GIULIANO AMORIM CORREIA PECCILLI em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Música
  • Mix
Copyright © 2014 88milhas. Desenvolvido por Figaro Design. Todos os direitos reservados.