A montagem entrou em cartaz dia 21 de maio e também conta com direção de produção de Veridiana Toledo, atualmente nos elencos de “Rapunzel”, da Le Plat du Jour”, e de “Atreva-se”, dirigido por Jô Soares.
Encenado por 16 crianças e jovens com idade entre 5 e 14 anos, o espetáculo aborda a relação entre os mundos digital e analógico, e mistura o tema da tecnologia com o folclore brasileiro para contar a história dos irmãos Maria Lua, Poema e Ian, que dividem o mesmo quarto, mas enxergam o mundo de maneira diferente.As duas meninas são apaixonadas por livros e se orgulham de sua extensa biblioteca, onde estão obras e coleções que vão de Monteiro Lobato e Maria Clara Machado a clássicos dos Irmãos Grimm, Fábulas de Esopo e aventuras de Júlio Verne
Maria Lua e Poema adoram o cheiro dos livros e o toque das páginas, que para elas são tão gostosos como as histórias que fazem imaginar e sonhar. Já o menino Ian é fissurado por tecnologia. Ele acha que livro é coisa do passado e passa horas navegando na internet, jogando games pelo tablet.
Certa noite, já na hora de dormir, os três irmãos encontram o Negrinho do Pastoreio, que de surpresa aparece em seu quarto. A visita do Negrinho dá início a uma viagem pelo mundo folclórico, numa encenação lúdica e quase onírica que promove um diálogo estético entre os universos da fantasia e do mundo prático, imediatista e real.
“Os contos e as lendas fazem parte da nossa cultura, da nossa história. Tornaram-se tradição a partir da necessidade de promover às gerações futuras o conhecimento de suas origens naturais e fantásticas”, afirma o diretor Marcelo Galdino. “As crianças de hoje legislarão o futuro. Cabe a elas gerenciar o mundo virtual e tecnológico sem perder o gosto pelos comportamentos passados”, completa o diretor.Aspectos da montagem
No colorido quarto dos irmãos, tudo remete a muitos livros. A trilha sonora tem misturas de músicas clássicas e indígenas, retiradas de LPs com canções tribais. A iluminação foi pensada para ser suave e cheia de cores, potencializando a atuação dos atores mirins.
As “Mães na Massa” participaram na confecção de adereços dos figurinos, criados para serem menos realistas e mais abstratos.
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos
SERVIÇO: Teatro Jaraguá
Estreia: 21 de maio
Temporada: até 10 de julho
Apresentações: sábados e domingos, ás 16h
Ingressos: R$40 (inteira); R$20 (meia-entrada)
Vendas: Ingresso Rápido – www.ingressorapido.com.br. e telefone: 4003.1212
Sem respostas para “Última semana de “Os Livros que Mudaram a Minha Vida””