O Ressaca Friends 2019 finalizou os eventos de cultura pop do ano passado acontecendo nos dias 21 e 22 de dezembro, no Centro de Convenções PRO MAGNO.
A Maru Division, empresa organizadora do evento, resolveu reformulá-lo desta vez, trocando os já conhecidos shows internacionais e nacionais por painéis de debate sobre assuntos de interesse aos fãs de cultura e entretenimento oriental.
Grandes nomes participaram desta edição como a atriz Sayoko Hagiwara, conhecida no Brasil por interpretar a vilã Nefer em Flashman. O mangaká Kenji Oiwa também esteve presente, conhecido por “Welcome to NHK”, “Sugar Dark: Umerareta Yami to Shoujo” e a adaptação de “Assassin’s Creed IV: Black Flag”.
Sayoko e Kenji realizaram painéis onde puderam falar sobre suas carreiras e também responderam perguntas da plateia.
Outros palestrantes também foram o dublador Guilherme Briggs, que recentemente dublou o personagem All Might no filme de Boku no Hero, e Marcelos Campos, dublador muito conhecido por dublar personagens como Edward Elric, Trunks, Mu de Áries, Yugi, Mega Man, Terry Bogard, etc.
O especialista em tecnologia e professor Toshihiro Fukuoka veio diretamente do Japão para falar sobre o atual fenômeno dos V-tubers que acontece por lá.
Outras palestras aconteceram com variados temas, incluindo um debate sobre os lançamentos otaku que aconteceram no ano no Brasil e um estudo sobre a personalidade do personagem principal do filme Coringa e como ele reflete a sociedade.
O pessoal do Senpai TV (atual Mais Geek) e do Suco de Mangá mediaram vários dos painéis, realizando um ótimo trabalho durante o evento.
Não faltaram espaços temáticos voltados a variados públicos: Lolita Teaparty, Chest of Wonders Maid Café, Sugar Club Maid Café, PSParty, Arena K-Pop e EspaçoTokusatsu.
Karina Cavalcante, criadora do Chest of Wonders
Na área voltada para Harry Potter havia como jogar xadrez bruxo (não sou especialista no assunto, então, perdoe-me se o nome estiver errado) com peças enormes.
No espaço reservado para tokusatsu várias réplicas de capacetes estavam expostas. Havia grande material à venda sobre séries clássicas e novas como álbuns de fotos, action figures, pôsteres. E vários cosplayers relembravam personagens clássicos de Changeman, Flashman, entre outros.
Falando em cosplayers, o evento estava repleto deles, nas mais variadas temáticas. Você pode conferir em nossa Página no Facebook algumas fotos que fizemos no domingo.
Alguns Workshops foram realizados com relação a desenho de mangá, pintura e escultura. A responsável por essa parte do evento foi a ÁreaE – Escola de Artes.
Um estande da Candy Time vendia vários produtos importados como doces, salgadinhos, noodles, refrigerantes, etc. E também canecas, camisetas e baldes para pipoca de heróis japoneses. Quase comprei uma almofada do Ultraseven…
A Comix também estava com seu tradicional estande, vendendo publicações antigas a preços baixos e também lançamentos. O encadernado em capa dura dos Cavaleiros do Zodíaco era um dos mais procurados.
No Artist’s Alley variados artistas brasileiros expuseram e venderam suas ilustrações, quadrinhos, pôsteres, bottons e até mesmo jogos. Embora não fosse uma área muito grande, os trabalhos tinham muita qualidade e personalidade.
O pessoal da Dance Party não poderia faltar neste evento e teve um dos estandes mais cheios, rolando Just Dance o tempo todo e movimentando a galera.
A praça de alimentação, embora não fosse muito grande, ofereceu grande variedade de alimentos para o público. E, obviamente, as opções mais baratas eram as mais concorridas, formando filas grandes.
Pude estar presente somente no domingo para cobrir o Ressaca Friends 2019 e posso dizer que gostei do que vi. Fazia algum tempo que eu não entrava no Pro Magno e foi bastante nostálgico estar ali novamente.
No geral, o evento diminuiu o espaço disponível para circulação e apenas um andar do centro de convenções foi utilizado, o que acabou concentrando muita gente nos corredores. Embora isso dificultasse a locomoção, os estandes estavam próximos e fáceis de localizar.
As áreas foram organizadas para comportar estandes do mesmo tipo, então, ficaram salas temáticas de um lado, palco do outro, lojinhas num outro canto. O único problema que percebi foi os 2 palcos estarem muito próximos e o som do palco principal acabava afetando o secundário.
Os temas escolhidos para as palestras foram muito bons e bem pensados. Além de consumir produtos de cultura pop japonesa, o público teve a oportunidade de conhecer mais como funciona o mercado nacional e entender como esses produtos chegam até ele de forma legalizada.
Nas redes sociais a mudança no estilo do evento teve reações mistas. Alguns gostaram, outros não. Grande parte de quem não gostou são os mais jovens, e consigo entender o motivo disso.
Segundo li em alguns comentários, em eventos do tipo, os jovens vão para extravasar seu lado otaku por um dia (ou dois), querendo esquecer de tudo, ouvir música asiática, usar cosplay, andar com plaquinha de abraço, tomar Mupy, etc… E eles passam o ano todo sentados estudando na escola, quando chega o Ressaca, o que eles menos querem e ficar sentados num painel ou palestra.
Não sei se concordo totalmente com isso, pois os painéis que acompanhei tinham muita gente de todas as idades assistindo.
De qualquer forma, ainda temos o Anime Friends, que acontece no meio do ano e continua focando em shows e grandes atrações internacionais. Então não existe um grande problema em tornar o Ressaca algo diferente, e não apenas uma versão menor do AF.
E esse novo formato adotado pela Maru Division tem tudo para crescer e melhorar nos próximos anos. Os organizadores já confirmaram que em 2020 o Ressaca continuará seguindo este modelo e vamos torcer para que continue dando certo.
A data escolhida para o Ressaca foi muito boa, pertinho do Natal e se distanciando de outros eventos que ocorreram no mesmo mês. Funciona muito bem pois a galera usa o evento como point para se ver pela última vez antes das festas de fim de ano.
Novamente os ingressos puderam ser adquiridos pelo valor de meia entrada caso o comprador levasse meio quilo de alimento não perecível. E toda a arrecadação foi destinada para a Associação Kodomo no Sono.
Cosplayers e o pessoal da Kodomo no Sono