No último sábado, dia 12 de agosto de 2017, a escritora Paola Giometti lançou o livro “O Chamado dos Bisões“, o terceiro capítulo da saga Fábulas da Terra no Teatro Viriato Correa, em São Paulo.
Fãs e repórteres puderam acompanhar a cerimônia de lançamento e em seguida todos foram atendidos pela própria autora com direito a fotos e autógrafos de livros.
Sinopse
Mika é uma filhote de bisão que se perde de sua manada durante a sua primeira migração. Ela enfrenta o frio, a fome, e aprende a ouvir seus instintos. Então ela conhece Yurok, um bisão idoso e sem objetivo de vida, que aguardava o seu fim não tão distante.
Vendo a oportunidade de ajudar Mika e ter um objetivo, oferece sua companhia nessa jornada de vida ou morte. Yurok a ensina sobre a importância do chamado dos bisões: a única maneira de reencontrar o caminho das migrações e entender um misterioso som que vem das montanhas.
Fábulas da Terra
Voltado para o público juvenil, essa saga traz conceitos de ecologia das espécies, cadeia alimentar, biomas, relações ecológicas, equilíbrio natural e inúmeras curiosidades sobre o comportamento animal.
Com base na vida desses animais, são abordados temas que remetem ao comportamento humano e suas relações entre amigos e familiares. Além de interessante, cada livro traz uma mensagem diferente e profunda, que faz o leitor adentrar um mundo fantástico ao mesmo tempo que reflete sobre si próprio.
Yurok e Mika
Em O Chamado dos Bisões a história não é diferente.A relação entre Yurok e Mika é bastante tocante. Remete muito ao que podemos aprender com a sabedoria e experiência de vida com pessoas mais velhas. Ao mesmo tempo que Mika aprende, ela retribui a ajuda de Yurok com atenção. Um acaba protegendo o outro.
E há a revelação sobre o misterioso som que vem das montanhas. Recomendo a leitura deste livro para todos. E também os outros dois contos já lançados pela Paola.
O Chamado dos Bisões
- Autora: Paola Giometti
- Editora: Andross/Engrenagem
- Literatura juvenil
Sobre a Autora:
Paola Giometti é paulistana, formada em Biologia e mestre em Ciências. Seu conhecimento acadêmico se mescla com o empírico na composição de “Fábulas da Terra”, uma vez que viveu quase toda a sua vida no campo.