Chegou a hora de desmantelar o Cartel Santa Blanca, a rede mais bem elaborada de tráfico internacional, situada na Bolívia. Como um Ghost, você fará tudo o que for preciso para abalar as estruturas desse esquema, e tirar cada peão da jogada em Ghost Recon Wildlands.
A Operação Regicida
Você é um dos “Ghost”, os mais bem treinados agentes do governo enviados às missões mais complicadas para acabar com os problemas de dentro para fora.
Eles não são lembrados e nunca recebem os créditos, ficando por debaixo dos panos pra ninguém jamais saber o que aconteceu. A missão bem sucedida é sua maior recompensa.
Você e mais três Ghosts estão na Bolívia para a “Operação Regicida”, trabalhando em equipe nas missões, desmantelando o Cartel Santa Blanca progressivamente e eliminando cada alvo de sua lista.
De “Santa”, só o nome
O Cartel Santa Blanca, chefiado por El Sueño, é uma rede de tráfico de drogas muito bem estruturada que controla uma região toda da Bolívia à base de medo, opressão, e assassinatos.
Sendo uma máfia cuja única religião é a morte, ela faz de tudo para conseguir o que quer e se manter onde está. Com contatos em todos os cantos, e até o governo e milícia estando na palma da sua mão, Santa Blanca está praticamente acima da lei, tornando a missão dos Ghosts mais complexa.Cada membro importante do cartel tem um dossiê em vídeo, e uma história muito bem elaborada, prendendo a atenção e fazendo a brincadeira toda ser muito imersiva.
Você realmente fica com vontade de entrar nessa missão e acabar com a festa dos mafiosos, e aí, parte pra cima, desvendando e desestruturando cada vez mais a rede.
Jogue do Seu Jeito
Essa é a proposta de Wildlands. Em um mundo aberto com ambientações riquíssimas, você tem liberdade para tudo. Sua missão é simples: Desmantelar o Cartel e acabar com El Sueño. Mas como fazer isso, depende de você.
Você pode ir para qualquer região do mapa, e caçar qualquer membro importante do Cartel quando quiser, na ordem que quiser, e como quiser.Dá para ser furtivo, usar o drone para marcar e eliminar inimigos, ser tático, ou só meter o louco mesmo. Vai da forma como você quer ter a experiência.
Tem uma grande variedade de armas, personalização, veículos terrestres, aéreos e marítimos à sua disposição.
Apenas faça seu trabalho
O game se baseia muito na exploração. Ao chegar em um território, começamos a encontrar informações importantes em determinados pontos, e à partir disso, destravamos as missões principais do local, até chegar no chefe do pedaço e dar um jeito nele.
As missões são bem criativas, fugindo do “só entrar, atirar em tudo e sair.”
Toda a temática da trama é imersiva. Devemos roubar documentos, sequestrar e interrogar pessoas, destruir equipamentos, escoltar, sabotar, filmar alguém em flagrante, neutralizar, e por aí vai. A trama envolvida em cada missão a torna muito mais interessante.Derrubando cada pilar do Cartel, você chegará em El Sueño. Precisamos desestabilizar o contrabando, produção, segurança e comunicação de Santa Blanca, realizando diversas operações e eliminando pessoas importantes da jogada. Seja por morte, fuga, ou qualquer outra surpresa que a trama te aguarde.
Explore, e aprimore
A exploração em Ghost Recon, é fundamental. você não perambula o mapa apenas para pegar colecionáveis. Você o faz porque realmente precisa. O tempo todo precisamos coletar pontos de habilidade por aí, saquear suprimentos como comida, tecnologia, combustível, e itens medicinais.
Tudo isso para aprimorar a árvore de habilidades do seu personagem, que tem custos variados, e oferecem muita vantagem nas operações.
Também existem missões a serem realizadas para os rebeldes, habilitando as mais diversas ajudas desse grupo que também enfrenta o Santa Blanca, e será seu aliado durante as missões. Com morteiros, armas de aluguel, veículos, distração e reconhecimento, os rebeldes estão prontos para lutar com você.Em termos de mecânica, o game se assemelha até demais com The Division. A forma de se jogar é bem familiar, parece até que aproveitaram muita coisa da build como troca de armas, personalização, comandos, etc.
Mas aqui, toda a mecânica e combate tem uma sensação mais pesada que o outro game do Tom Clancy. De resto, toda a estrutura do game segue a fórmula de bolo do “Mundo Aberto da Ubisoft“, com uns truques aqui e ali.
Esquadrão Inteligente
Você nunca está sozinho em Ghost Recon Wildlands. A proposta do game é você sempre jogar online em um esquadrão, mas até mesmo quando se joga sozinho, você sempre terá mais três NPCs contigo.
Todos cheios de vida, com diálogos bacanas e descontraídos, e o melhor de tudo: Extremamente competentes.
Você dá as ordens para eles como quiser para se adaptar ao seu estilo de jogo, eles sozinhos localizam e marcam alvos para você, e você pode ordenar ataques coordenados dos quais os inimigos jamais saberão de onde vieram as balas.
Tudo funciona muito bem e de maneira orgânica, você se sente realmente um líder de esquadrão!A comunicação com eles é bem legal. Quando localizam alvos, por exemplo, eles anunciam isso, e em seguida falam onde eles estão, posicionando um marcador na sua tela.
Eles dizem coisas específicas como “Alvo Localizado, do lado da pilha de pneus”, e vão marcando.
Toda a questão do diálogo é bem inteligente. Quando você está em uma ligação, por exemplo, e um tiroteio ao seu lado começa, seu personagem diz “espera aí” e você desce a lenha nos inimigos. Quando a poeira baixa, seu personagem retoma a ligação e diz “tudo bem, onde estávamos?” E o diálogo continua normalmente. Esse pequeno detalhe dá muita riqueza pro game.
Aquele Repeteco…
Depois de um tempo jogando, você já vai ter entendido o esquema de Wildlands, e percebe que precisa ficar fazendo quase a mesma coisa, repetindo até que o jogo acabe.
Todo o gameplay segue um padrão que você acaba manjando depois. Mesmo assim, como já havia dito, a trama e detalhes de cada missão o tornam mais interessantes e menos enjoativos.
O que se deve fazer no jogo é a mesma coisa até o fim, entretanto, o que intriga é o que vai acontecer ali, qual é a proposta da vez.. deixando tudo menos maçante.
Pra quem gosta de tiroteios, investidas táticas, e uma boa história, pode ser uma ótima pedida. Você se sentirá imerso na Operação Regicida por um bom tempo.
Vale lembrar, que Ghost Recon Wildlands chegou totalmente em português por aqui!
Trailer dublado
Jogo cedido pela Ubisoft Brasil – versão física para PS4 – testado no PS4 comum