A Menina dos Meus Olhos (You Are the Apple of My Eye) é um filme sul-coreano de 2024. Trata-se de um remake de um filme taiwanês de 2011 com o mesmo nome e que agora em 2025 chegou aos cinemas brasileiros, em distribuição limitada.
Sinopse
A trama acompanha um grupo de amigos que frequentam uma escola particular de ensino médio e são apaixonados pela mesma garota, Sun-ah (Dahyun). Jin Young interpreta Jin-woo, o único garoto do grupo que afirma não ter sentimentos pela aluna popular. No entanto, conforme os anos passam, algo acaba surgindo entre Jin-woo e Sun-ah.
O Filme
O longa é produzido pela Studio Take e dirigido por Cho Young-Myoung, que assina o roteiro com Giddens Ko. A distribuição nacional é da Paris Filmes e Korean Film Festival (KOFF).
Inicialmente pode-se pensar que o filme aborda apenas um romance adolescente entre duas pessoas que inicialmente não tinham muito interesse uma pela outra. Mas, na verdade o objetivo do roteiro é retratar uma parte da vida de um grupo de adolescentes, suas paixões, seus pensamentos sobre o futuro e seu amadurecimento.
Então, a gente tem uma comédia que dá mais foco no Jin -woo e na Sun-ah e é recheada de momentos românticos, divertidos e inesperados. E geralmente, é isso o que eu encontro em produções asiáticas quando abordam personagens adolescentes. Sempre com uma visão otimista das coisas e mostrando que a adolescência realmente transforma as pessoas. Mas, apesar de sempre passar boas mensagens para os mais jovens, também faz questão de mostrar os momentos tristes, os desentendimentos e a dura lição de que nem tudo dura para sempre, ainda mais entre adolescentes.
O filme passa uma vibe muito boa. É bem leve e descontraído em grande parte. Temos os amigos do Jin Young que tem bastante personalidade e são um ótimo apoio ao enredo. Dá para sentir que havia uma boa química entre o elenco.
Sun-ah e Jin-woo são bastante diferentes um do outro e talvez por isso eles se completem tão bem. Ela é metódica, dedicada aos estudos. Naturalmente não pretende chamar atenção, mas é a garota mais bonita da sala, ou do colégio. Ela tem um jeito diferente de tratar o Jin Young, que não curte estudar, mas por conta dela, aprende a se esforçar e tirar boas notas.
Jin-woo sempre teve uma boa relação com seus amigos, eles quase sempre concordam em tudo. E praticamente não existe uma rivalidade entre eles sobre o fato de que todos gostam da Sun-ah (com exceção do Jin-woo). Mas isso acaba mudando ligeiramente quando os protagonistas se aproximam.
Existem piadas realmente inesperadas, nos momentos mais inusitados. E isso dá um charme a mais ao filme. A sala onde assisti ao filme não era muito grande, mas estava quase cheia. O público era bastante variado, tinham amigas, casais, e duas kpopers ao meu lado que ficaram comentando o tempo todo. A reação geral era boa durante as surpresas que o filme apresentava, os momentos engraçados e até mesmo na cena final.
Não notei ninguém reclamando pelo final ser diferentão e fora do clichê que muitos esperam. Só acho uma pena que a distribuição do filme seja tão limitada, em poucos cinemas e com poucas sessões diárias. Aparentemente, só está disponível na versão dublada, mas não vejo isso como um problema, pois os k-dramas e k-filmes que mais têm audiência em serviços de streaming são os dublados.
E falando em dublagem, ela está muito competente. As vozes combinam bem com os personagens. E preciso destacar a Bianca Alencar que dubla a Sun-ah (Dahyun). Já havia visto (ouvido?) o trabalho dela dublando a atrtiz Kim You-jung em várias outras produções que estão na Netflix. Mas agora, dessa vez sua voz mudou bastante, sendo mais grave para combinar com a personagem. E de início até demorei para perceber que era a Bianca dublando. Para quem não sabe, ela costuma ter uma voz mais aguda quando está dublando.
Existem algumas adaptações na dublagem para tornar o filme mais fácil de entender e da forma mais rápida. Como a prioridade é ouvir e não ler, não faria sentido colocar na tela uma legenda ou outra explicando alguns termos. Por isso, eles acabam sendo trocados.
Os protagonistas falam várias vezes sobre a prova de conclusão de ensino médio. Lá na Coreia do Sul ela é conhecida como “Suneung”, mas a dublagem mudou para “Enem”. Nesse caso, fez total sentido a troca e todo mundo identifica o que está sendo falado.
Porém, tem um momento que um dos amigos do Jin-woo diz que depois da prova vai cursar direito e entrar para a “OAB”. E então temos uma adaptação que não ficou tão legal, afinal OAB significa “Ordem dos Advogados do BRASIL”. E não, o personagem não estava planejando se mudar para o Brasil. Nessa adaptação talvez faria sentido outra tradução.
O filme começa em 2002, época de Copa do Mundo (que aconteceu na Coreia do Sul e no Japão). Vemos vários personagens falando sobre isso. E me fez lembrar que o diretor dos k-dramas Responde 1997, 1994 e 1988 queria fazer uma nova temporada se passando em 2002. E estes são k-dramas com a temática escolar também.
Como Responde 2002 ainda não viu a luz do dia, o filme A Menina dos Meus Olhos serve como um aperitivo!
Falando ainda sobre passado, o filme é situado na década de 2000 e é feita uma boa ambientação para levar o espectador de volta para aquela época. Ainda que não mostrem grandes ambientes abertos, os detalhes estão em roupas, cortes de cabelo, aparelhos de TV, celulares simples.
E também existem outros elementos como músicas da época tocando e que lembram as músicas das máquinas de arcade Pump It Up. Dá para ver também cartazes de grupos de k-pop da primeira geração espalhados pelos cenários.
A Dahyun tem 26 anos e o Jin Young 33. Mas mesmo que eles já tenham passado da adolescência há muitos anos, ainda funcionam bem em seus papéis. O Jin-woo pode até ser um pouco exagerado em suas ações, no entanto, faz sentido por ele ser bastante imaturo inicialmente.
O ator Jin Young já foi idol de k-pop do grupo B1A4 e tem uma longa carreira na atuação, tendo começado em 2012. A Dahyun atualmente é do grupo de kpop Twice e tem apenas dois trabalhos de atuação, porém, seu desempenho como atriz tem chamado muita atenção. E neste filme não foi diferente, a Sun-ah é uma personagem que tem brilho próprio (não estou fazendo trocadilho com a “Dubu” do Twice).
E quem curte filmes ou dramas asiáticos pode assistir A Menina dos meus Olhos sem medo, vale a pena!
ANÁLISE
A Menina dos Meus Olhos
Uma comédia romântica mostra um grupo de adolescente amadurecendo e um casal inesperado surgindo
PRÓS
- Personagens interessante
- Retrata a adolescência de forma realista
- Ótima ambientação
- Perfeito para os fãs de k-drama acostumados com produções asiáticas
CONTRAS
- Distribuição muito limitada nos cinemas
- Um ou outro termo adaptado na dublagem não funcionou bem