• Reviews
  • K-Pop
  • Tokusatsu
  • Fangames
  • HyperX
  • Equipe
  • Media Kit

Logo

Navegação
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Mix
    • Teatro
    • Música
    • Boardgame
    • Comida
    • Eventos
    • Livros
    • Mangás e HQs

[Game] Análise – Heave Ho

Por Sérgio Sampa | em 13/09/2019 | 1 Comentário
Game

Se tem um jogo extremamente divertido para jogar em galera e totalmente cooperativo este é Heave Ho, desenvolvido pela Le Cartel e lançado pela Devolver Digital.

Imagine que até quatro jogadores controlam criaturas feitas apenas de cabeças e braços. Cada botão de ombro dos controles correspondem a uma mão que abre e fecha, podendo agarrar os amigos e criar uma enorme “corrente humana”. E enquanto “ninguém larga a mão de ninguém”, todos se a ajudam a balançar e chegar no final das fases.

Falando em fases, todas são formadas de plataformas voadoras, com alguns obstáculos que podem matar. E caso alguém caia (na parte debaixo ou nas bordas), o personagem morre e volta para o início da fase (em fases com progressão lateral extensa existem checkpoints para facilitar).

Logo de início um tutorial ultra simples mostra como é a mecânica principal do jogo. O direcional movimenta os braços que não estiverem segurando em algo. Caso estejam livres, os braços acabam movimentando lentamente o corpo, assim, os jogadores conseguem se organizar antes de começar a se balançar pelo cenário.

E tudo é bem caótico e divertido. Imagine que quando todos estão se preparando para um salto em grupo, todos os jogadores tem que ajudar a impulsionar a “corda humana”, então é preciso certa sincronização de movimentos. Mas errar não é problema, e normalmente acaba sendo os momentos mais engraçados.

Aquele momento que você não sabe se continua tentando agarrar nos bloquinhos ou tenta se jogar de uma vez na plataforma final.


Com gráficos 2D, o jogo tem uma arte bem interessante e simples. Na verdade, os cenários e bonecos tem bastante personalidade.Tudo utiliza cores fortes e chapadas. E o jogador pode “decorar” as plataformas com seu sangue (que tem a mesma cor de sua pele) cada vez que morre nos abismos ou espinhos e seus restos mortais espirram pela tela.

Os sons e as músicas também combinam bem, criando uma atmosfera perfeita para as várias tentativas e erros que os jogadores irão passar. O maior destaque com certeza são os gemidos que os personagens fazem para se mover, não dá pra não rir.

Em fases dentro de cavernas há um eco nos sons e vozes, para ambientar o jogador. E as músicas em geral são cantadas, num coral bastante estranho, porém, bem humorado.

O trailer explica muito bem como Heave Ho funciona:

A personalização dos jogadores em Heave Ho é bastante grande. São várias cores de pele, acessórios, cabelo, barba e rostos. Dá também para se disfarçar de grandes personalidades.

Mas nem tudo está disponível desde o começo. É necessário durante as fases coletar moedas que são usadas numa Slot Machine para ir abrindo cada um dos novos itens. Para conseguir essas moedas não é muito fácil, afinal, um dos jogadores deve agarrar a moeda com uma das mãos e levá-la sem deixar cair até o final da fase.

Há também um modo de fases para apenas um jogador que é funcional, mas não tão divertido.

Entre uma fase e outra aparecem algumas ilustrações como essa


Quando se joga em grupo, caso algum jogador chegue ao final da fase sozinho, é possível ativar uma alavanca que aciona uma ajuda aos outros jogadores e eles podem ir mais facilmente para o fim se pendurando num balão de ar.

As fases variam bastante. Tem as de tela fixa e outras com progressão lateral. Algumas são no escuro e as plataformas vão aparecendo conforme se avança. E muitos elementos diferentes dão uma boa variedade às fases, alguns são bastante engraçados.

Por exemplo, em algumas passam pombos que fazem cocô do alto e, caso peguem nos jogadores, deixam eles sujos por algum tempo. Existem fases onde um enorme camelo passa andando e solta gases, impossibilitando temporariamente os jogadores de enxergarem a tela.

Às vezes, a “cordinha de ajuda” aparece num local distante demais para alcançar a tempo


Existem outros tipos de eventos aleatórios como o surgimento de uma corda dourada para auxiliar os jogadores que aparece durante alguns segundos nas fases.

Através do menu principal é possível escolher qual modo campanha quer jogar: solo ou multijogador. Também dá acesso à máquina que habilita novos itens e uma tabela dos troféus desbloqueados.

Esse é um dos primeiros troféus a serem conquistados


No geral, existe um bom número de fases, que vão ficando mais complicadas progressivamente. Heave Ho com certeza é o tipo jogo vai agradar em festas e encontros de amigos.

O jogo possui tradução em português brasileiro. Mas é necessário ir no menu de opções para escolher isso da primeira vez.

Heave Ho está disponível para Nintendo Switch e PC


  • A Devolver Digital nos cedeu uma cópia versão Switch para essa análise

Tags: Devolver DigitalHeave HoindieMãos DadasNinguem solta a mão de ninguémSegura minha mãozinha boa

Descrição do Autor

Formou-se em design gráfico, apesar de se expressar melhor através de textos. Adora cultura oriental desde a época da TV Manchete e é fã do Mega Man e do Sonic, de anime e mangá, tokusatsu, dorama, kpop e comida chinesa. Foi "Seguista" durante a guerra dos 16-bit, mas hoje joga qualquer console.

Uma resposta to “[Game] Análise – Heave Ho”

  1. 17/09/2019

    ryan Responder

    vi pela e tela e goste muito

Deixe uma resposta Cancele sua resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os Campos Obrigatórios estão marcados *


*
*

Parceiros

Siga-nos no Twitter

Meus Tuítes

Sobre Nós

É um site de cultura e entretenimento formado por amigos de longa data, inauguramos em fevereiro de 2012, com o objetivo de desenvolver um conteúdo divertido e informativo. Nossa intenção é usar este espaço como um laboratório de ideias. Não deixe de enviar sua crítica ou sugestão, por que levamos muito a sério sua opinião. Juntos somos fortes! Desejamos que tenha uma ótima experiência e que goste do site assim como nós.

Últimos Comentários

  • Grey em The King of Fighters XIII é um jogo 2D ou 2.5D?
  • Felipe em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • Sérgio Sampa em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • GIULIANO AMORIM CORREIA PECCILLI em [PODCAST 054] O que é Kdrama?
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Podcast
  • Tecnologia
  • Música
  • Mix
Copyright © 2014 88milhas. Desenvolvido por Figaro Design. Todos os direitos reservados.