Marvel Legendary é um card game semi cooperativo lançado pela Upper Deck em 2012 e sem nenhuma previsão de lançamento no Brasil. Sua premissa é que somos comandantes de forças da SHIELD recrutando heróis para acabar com os planos do vilão da vez.
Primeiras impressões
Para começo de conversa: a caixa é grande, e tem MUITA carta lá dentro! Como ele é no sistema jogo de tabuleiro, não temos aqui raridade ou coisas assim, então tudo que tem lá dentro você vai usar cedo ou tarde. Vem um tabuleiro também, dobrado em seis partes, que o deixa quase no tamanho dos tabuleiros de War da vida, das 500 cartas de tudo que é tipo, tudo bem desenhado ao estilo Marvel de ser.
Setup inicial
Este foi um dos poucos problemas que eu tive: o setup é bem longo, apesar de divertido. Primeiro escolhemos o super vilão que vamos enfrentar, e temos os clássicos como Magneto, Dr Destino, Loki… e junto com ele escolhemos o plano maligno do dito cujo, que vai desde coisas simples como roubar o banco até loucuras como usar o cubo cósmico para alterar a realidade do mundo. Feito isso, montaremos o deck inimigo: coloca as cartas do plano maligno, assim como cartas de ataque do super vilão, temperamos com alguns vilões menores (personagens genéricos como ninjas da hydra, ou sentinelas) e alguns grupos de vilões de renome (irmandade de mutantes, sexteto sinistro…) e por fim tacamos alguns inocentes para serem sequestrados e está feito! Embaralha essa birosca toda e prepare o deck dos heróis!
Por sorte, esse deck é bem simples: pegue 5 herois de sua escolha (cada heróis tem 14 cartas), embaralhe as cartas deles, e coloque 5 cartas do topo deste deck no campo de recrutamento. Agora sim estamos prontos para jogar! Ainda não, temos os decks de cada jogador!
Dê para cada jogados umas cartas de agentes da Shield (alguns recrutadores e soldados), eles embaralham, compram 6 cartas cada um e finalmente podemos jogar! Ufa…
Gameplay
No inicio do turno de cada jogador, ele revela a carta do topo do deck do vilão. Se for um inimigo, ele aparece na cidade e os heróis vão ter que derrota-lo. Cada um tem seus poderes únicos e se você não os derrotar, eles podem acabar fugindo, causando bastantes problemas. Outras cartas podem sair nesse deck, como um inocente (que automaticamente é sequestrado pelo vilão, e você tem que salva-lo), cartas de ataque do super vilão, de planos malignos (que deixa o filão bem mais perto de chegar em seu objetivo)… Tem MUITAS coisas que podem acontecer, deixando o jogo bem dinâmico e diferente cada vez que você joga.
Após tudo isso, chega sua vez de combatê-lo, e é a parte mais simples (inicialmente) de todo o jogo: utilize as 6 cartas na sua mão para fazer o melhor “combo” para tentar derrotar os vilões. Inicialmente seu deck é bem simples, consistindo em apenas golpes de ataque (representados pelas garras do Wolverine), e pontos de recrutamento (marcados com uma estrela) para trazer os heróis para seu deck. Compre cartas novamente até ficar com 6 e passe o turno. Conforme o jogo vai correndo ele mostra seu verdadeiro potencial: quanto mais cartas de heróis você recruta, seu deck vai ficando poderoso e apresenta possibilidades incríveis, e cada herói desse jogo tem habilidades únicas e interessantes, e quando menos você espera, já está imerso no jogo, se desesperando com a quantidade de vilões espalhados, com os combos inesperados e interessantes que você pode fazer no deck… E o fim do jogo é bem simples também: derrotando o vilão supremo da vez, basta contar a pontuação de cada jogador, variando dentre os inocentes resgatados vilões derrotados… e o que tiver a maior foi o herói “MVP” da vez. Caso o vilão cumpra seu objetivo, todos perdem, e lamentam, choram e chingam no twitter, sua escolha.
Considerações finais
Curiosamente, por ser um jogo que conta pontuação final, muita gente começa a pensar nos passos dos outros jogadores, e às vezes se vê recrutando alguém que não quer só para o outro jogador não ficar com um deck muito poderoso. O problema que esse negócio de “ferrar” os outros, apesar de interessante e dar a chance do jogo te derrotar, não soa nada heroico, então as pessoas simplesmente ignoram esta regra e tentam derrotar o jogo e somente isso, cooperativo e heroico, fazendo que os grandes vilões da caixa básica meio fáceis de se derrotar assim…
Porem a Upper Deck ouviu seus fãs e lançou uma expansão exata para esse tipo de jogadores: Dark City. Os vilões desta expansão são REALMENTE difíceis, e todos tem que se unirem e dar seu máximo para derrota-los, e as missões são forte para que até os vilões da caixa básica ficam bem mais poderosos, sem contar que os inocentes que antes só serviam para contar pontos agora apresentam funções, te auxiliando de alguma forma quando são resgatados. Então já recomendo: se quiser comprar esse jogo, é obrigatório ter a expansão… E vambora fazer nossa versão dos Avengers!
Marvel Legendary:
Nota: 4.5 de 5
Pontos positivos: Tem muitas opções estratégicas e uma rejogabilidade incrível. Jogo obrigatório para qualquer fã da Marvel.
Pontos Negativos: Setup inicial bem longo, apesar de ter pouco texto, é bom saber inglês para curti-lo. Infelizmente só importado.
Gostei das imagens!
Me parece que o replay dele não é muito alto.
Onde encontro?
Bom, o replay dele achei bem legal. Com a Expansão dark city, eu tenho cerca de 8 “masterminds” e 25 missões para eles, com cerca de 25 heróis a escolher 10 grupos de vilões. Se você sortear todas estas escolhas, a chance de você jogar duas vezes o mesmo jogo é quase nula. Ele é constantemente jogado em casa agora, e minha família só não sai jogando mais por que está em inglês e eu preciso ajudar com a língua as vezes. O jogo é da Upper Deck, pode ser adquirido no site deles ou na amazon, mas um site lá fora que eu REALMENTE recomendo é a coolstuffinc, com preço abaixo da média e nunca tive problemas na entrega.