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Home Games

[Game] Análise – Souldiers

Sérgio Sampa por Sérgio Sampa
14/06/2022
em Games
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[Game] Análise – Souldiers
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O estúdio espanhól Retro Forge nos enviou uma cópia de Souldiers para análise. Após vários dias de teste, eis aqui nossa review!

Este jogo está disponível para PC (Steam , GOG, Epic), Switch, Xbox e PlayStation e possui uma Edição Deluxe contendo trilha sonora e artbook.

A proposta de Souldiers é misturar a exploração dos jogos metroidvania com o combate e evolução de RPG estilo soulslike.

Uma belíssima pixelart é utilizada nos cenários 2D e personagens. Embora os produtores comentem que a inspiração são consoles de geração 16-bits, essa arte é muito mais detalhada, com maior resolução, e utilizando efeitos que eram muito mais presentes em consoles como Sega Saturn ou PlayStation.

O enredo mostra inicialmente uma guerra que o reinado de Zarga está travando com um reino vizinho. Numa tática de batalha, os soldados de Zarga, liderados pelo general Brigard, ficam de tocaia numa cavena. Porém, um desabamento acaba os prendendo. Na sequência, surge uma Valquíria explicando que os soldados foram teleportados para a dimensão de Terragaya e, eles só iriam sobreviver caso a seguissem. Assim, esse pequeno exército acaba indo para um local desconhecido e, para voltar a sua dimensão, precisam encontrar o “Guardião” daquele lugar.

Terragaya é um local desconhecido por todos e está cheio de perigos. Sobreviver nesse local é tarefa para poucos. E o jogador controlará um dos três protagonistas disponíveis: o patrulheiro, o conjurador ou o arqueiro. Cada um possui estilo de combate bem diferente e pontos fracos e fortes. Além disso, eles evoluem de formas bem diferentes, tendo cada uma uma árvore de habilidades para serem desbloqueadas.

Joguei muito com o conjurador, mas também testei os outros dois. Posso dizer que o conjurador é o que possui menor resistência, mas tem magias de longo alcance (com alto gasto de mana) para compensar. O patrulheiro é o oposto, tendo ataque de curtíssimo alcance e maior resistência. Enquanto isso, o arqueiro é mais equilibrado nesses quesitos.

A progressão é mesma que se espera de um metroidvania. O jogador precisa explorar o cenário para conseguir upgrades que irão desbloquear novas áreas. Existem pontos de salvamento de progresso e muitos inimigos e segredos pelo caminho.

Os combates, como dito antes, tem inspiração em souslike e necessitam de muita atenção, pois os adversários são espertos e causam bastante dano. Isso é interessante, pois os metroidvanias mais famosos nunca foram conhecidos pela dificuldade.

Por exemplo, em Symphony of the Night, pouco antes da metade do jogo o Alucard já está bastante poderoso e os inimigos comuns já não são um grande problema. Mas em Souldiers não é bem assim. Qualquer inimigo pode causar bastante dano e ocasionar várias mortes. Os chefes inicialmente são difíceis, mas passáveis com pouco treino. Porém, com a progressão do jogo eles vão ficando mais complexos e com barras de vida cada vez maiores.

Além dos upgrades habituais de metroidvania (como pulo duplo), o jogador desbloqueia algumas formas elementais ao encontrar algumas orbes que ajudam tanto no combate como na exploração. Quando você descobre o ponto fraco elemental de cada inimigo, cria-se uma vibe meio Mega Man, principalmente a Saga Zero. Afinal, as roupas até mudam de cor…

Não podemos esquecer que o jogo possui localização em português nos diálogos e menus, facilitando na imersão do enredo que é bem cativante.

Embora a exploração seja divertida e mantenha o jogador instigado, alguns mapas são demasiadamente grandes. Os pontos de save são bem distantes, então prepare-se para morrer algumas vezes até acostumar com os inimigos quando chegar numa nova região. Em todo caso, existe a possibilidade de se teleportar para áreas já visitadas, facilitando o “vai e volta”.

Testei no PS4 Pro e no PS5 (usando a versão específica para cada um). Não tive problemas de desempenho e tudo rodou bem, com um loading muito mais rápido no PS5, obviamente. Vi pela internet algumas reclamações de queda de frame rate na versão para Switch. Talvez falte alguma otimização, pois o jogo não aparenta ser pesado e acredito que isso possa ser resolvido com uma atualização.

Souldiers é uma ótima opção de jogo estilo metroidvania. Suas características únicas têm bastante personalidade e sua duração mais longa que o convencional pode agradar ao jogador mais animado com o gênero. Apesar da inspiração em souslike, Souldiers oferece seletor de dificuldade. No meu caso, joguei no modo Normal e achei bem desafiador em várias partes. Então, fico surpreso que exista um modo ainda mais difícil para escolher.

Para essa análise, a Retro Forge nos cedeu uma cópia do jogo.

ANÁLISE

Souldiers

8 Veredito

Soudliers é uma ótima opção de jogo estilo metroidvania. Suas características únicas têm bastante personalidade e sua duração mais longa que o convencional pode agradar ao jogador mais animado com o gênero.

PRÓS

  • Gameplay refinada
  • Arte belíssima em 2D
  • Escolha de classe no início do jogo
  • Boa duração de jogo
  • Seleção de dificuldade para agradar a todos

CONTRAS

  • A longa distância entre pontos de save pode frustrar algumas pessoas
  • Problemas de desempenho em algumas versões

Veredito

  • Souldiers é altamente indicado para quem procura um metroidvania mais desafiador que os demais. 0
Tags: MetroidvaniaRetro ForgeSouldiers
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Sérgio Sampa

Sérgio Sampa

Formou-se em design gráfico, apesar de se expressar melhor através de textos. Adora cultura oriental desde a época da TV Manchete e é fã do Mega Man e do Sonic, de anime e mangá, tokusatsu, dorama, kpop e comida chinesa. Foi "Seguista" durante a guerra dos 16-bit, mas hoje joga qualquer console.

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