Olá jogadores!
Tenho jogado JUMP FORCE por um tempo, e estou perto de terminar, por isso vim dar meu parecer sobre ele, que tem pontos positivos e muitos pontos negativos. Sendo assim, vamos aos pontos negativos primeiro:
Sem expressão
A primeira coisa que o jogador nota assim que começa a jogar, é que os personagens não possuem expressões faciais! E não no estilo Mass Effect Andromeda… Eles realmente não mudam o rosto. Um Luffy, feliz, triste ou bravo possui a mesma cara! Isso choca demais a primeira vista, já que para um jogo criado numa engine tão forte (Unreal Engine 4), ele poderia ser bem melhor.
…Now Loading…
O que nos leva para o segundo ponto, e também o mais frustrante, que são as intermináveis telas de carregamento. São tantas, e o tempo todo, algumas demoram tanto que tive a nítida impressão de estar jogando PlayStation 1 com o CD riscado!
Se você está no mapa e quer entrar numa batalha, vem a primeira tela de carregamento para o início da cutscene na base. Depois, a segunda tela de carregamento para a segunda parte da cutscene no mapa de luta. Então vem a terceira tela de carregamento que vai para a luta.
Finalizada a luta, você vai para a quarta tela de carregamento de mais uma cutscene no mapa onde luta aconteceu. Aí vamos para a quinta tela de carregamento para uma cutscene dentro da base, para finalmente irmos para a sexta e última tela de carregamento que devolve o controle do personagem ao jogador.
UFA!!! Isso tudo dá uns 15 minutos só de loading.
Enredo
Para piorar, o jogo possui uma história um tanto genérica, sem aprofundamento, com apenas uma desculpa simples para unir todos os personagens e o nosso mundo real.
Falando nisso o seu personagem, o qual você cria no começo, é uma pessoa do mundo real, o que é bem bacana e tal. Mas esse gráfico realista demais, que usaram para poder sustentar o motivo de usarem a Unreal Engine 4, dá uma sensação um pouco incômoda às vezes. Tendo muita textura na roupa do Goku, por exemplo, fazendo o metal das armaduras ser “metálico” demais e coisas do tipo.
Mas como é essa história genérica?
Bom o mundo real e o mundo da Jump (os mangás) estão se unindo, ninguém sabe o motivo, mas descobre-se posteriormente que se trata de um inimigo que quer dominar o mundo (uau, que original).
Ele usa cubos negros para isso, cubos aliás que acabam parando dentro de seu personagem, por isso ele ganha poderes de anime (o sonho de todo otaku, incluindo este que vos fala).
Kane e Galena, os vilões do jogo querem dominar o mundo e para isso se juntam aos vilões dos animes, como Freeza, Aizen, Barba Negra e etc…
Os heróis e o diretor da Jump criam um refúgio, uma base chamada Umbra, e ela funciona praticamente igual as cidades de Dragon Ball Xenoverse. Lá vc pega missões, muda seu equipamento, aprende novas técnicas, aprimora as que você já tem, e fazendo as misses, seu nível vai subindo. Tudo simples, genérico e normal, o diferencial fica nos equipamentos que o personagem pode usar, que vai desde armaduras dos cavaleiros até roupas de shinigami.
A proposta do jogo de misturar inúmeros personagens de anime, acaba não cumprindo como se deve, afinal J-Star Victory Vs possui muito mais personagens, e vale ressaltar que no Jump Force, os animes mais famosos como Naruto, One Piece e Dragon Ball possuem mais personagens que os outros. Veja Black Clover que só tem o Asta ou Cavaleiros do Zodíaco que está contando apenas com Seiya e Shiryu.
Vamos falar um pouco dos positivos?
O jogo não é de todo ruim, suas lutas são legais, apesar de faltar muito em mecânica e não ser nada nada competitiva (nem pense em jogar em modo versus, você só vai se frustrar). Pelo menos os efeitos visuais são bem legais, apesar de que às vezes isso atrapalha, eu mesmo dificilmente consigo acertar uma “genki dama”.
Jump Force, como um jogo leve de animes, é ótimo! Um maravilhoso passatempo, para criar seu personagem, seguir a história, ver personagens de animes diferentes interagindo um com o outro… Tudo isso é ok, tanto que não é um jogo ruim, ele é até bom. Mas não cumpre com o que a Bandai Namco prometia. E com certeza não vale 250 reais (ps4 e xbox one) ou 199,90 no Steam.
Ou seja é um forte candidato a ficar em promoção em breve, quem sabe o preço não caia já no meio do ano…