Gundam Versus é um novo game baseado na franquia de animes Gundam exclusivo para PlayStation 4 com um estilo totalmente arcade onde batalhas ocorrem em arenas. As lutas podem ser entre 1 contra 1, 2 contra 2 ou 3 contra 3.
Embora seja indicado para fãs da franquia, ele pode agradar outros jogadores pois possui uma grande quantidade de mobile suits disponíveis, cada um com características e habilidade próprias. São cerca de 100 selecionáveis mais os extras que podem ser comprados à parte.
Nem toda temporada de Gundam está presente no jogo, mas as principais estão retratadas, incluindo Gundam Wing, que foi exibida no Brasil entre o final da década de 90 e início dos anos 2000 no Cartoon Network.
Com o sucesso de algumas temporadas atuais como Gundam Unicorn, é bacana ver que série está voltando a ter destaque no ocidente com o lançamento deste game.
Ele foi traduzido para inglês mas não totalmente localizado. As vozes dos personagens e seus ajudantes permanecem em japonês. Assim como a trilha sonora que continua em japonês, tocando temas clássicos e músicas de fundo vindos direto dos animes.
O grande foco do jogo são as partidas online. O single player é simples, tendo poucos modos disponíveis. Há um arcade mode simplificado, um modo Boss Rush e outro de horda, onde ondas de inimigos vão surgindo e, conforme são vencidos, outros mais fortes vão aparecendo.
Apesar de cobrir quase todas as temporadas da franquia, não há um modo que reconte suas histórias ou seus momentos épicos. O jogo foi criado a partir das batalhas mesmo, talvez com um pensamento em torná-lo um eSport.
Também não existe um de multiplayer local. Sendo necessário estar online para se jogar de forma multiplayer.
De qualquer forma, ao jogar os modos offline, ganha-se dinheiro para liberar robôs auxiliares e emblemas para se usar no online. O jogador também pode evoluir os mobile suits, ganhando novos níveis.
A batalha
Existem mobile suits que custam entre 200 e 500 pontos. Quanto maior esse número, mais poderoso ele é. Na tela de seleção, os jogadores montam times que formem o número 1000, que são os números de pontos que cada time pode ter.
Assim, durante a batalhas, conforme os mobile suits vão sendo derrotados (e dando respawn), seus pontos são subtraídos do total do time. Quando a pontuação do time chega a zero, ele perde a luta.
Existem vários tipos de ataque à curta e longa distância. A movimentação é livre e existem pequenos dashs para ajudar na esquiva. Há um sistema de mira para que o jogador possa focar num oponente, atacando ou desviando com maior facilidade.
Há também um boost especial que gasta conforme o uso e é necessário esperar um tempo para usar depois. Com ele é possível se aproximar mais facilmente do inimigo ou realizar as esquivas, que são movimentos importantes. Por isso, saber usar com cautela o boost pode ser o caminho para a vitória.
Para o jogador se dar bem, ele deve conhecer principalmente as habilidade e poderes de seu mobile suit, como nos mobas. Deve-se saber como funcionam as mecânicas do personagem ao mesmo tempo que deve-se conhecer as técnicas do inimigo para conseguir contra atacar com precisão.
Gundam Versus tem uma jogabilidade e configuração de botões bem diferentes dos jogos atuais e é necessário um pouco de treino para aprender a jogar. Acho curioso que jogos com robô gigante sempre apresentam mecânicas únicas. Não acho isso ruim, eu encaro como se fosse uma pessoa aprendendo a pilotar o robô de verdade.
Existem basicamente dois tipos de mobile suits, os focados em ataques de perto e os que atacam melhor de longe. Para garantir a vitória, é sempre bom ter um time que seja balanceado nesses aspectos.
Além do boost, a munição dos mobile suits também esgota aos poucos. Por isso o jogador não pode sair atirando para todos os lados. Quando a munição termina ela volta, mas novamente, existe um tempo de cooldown.
Burst System
Esse é um modo especial que ajuda a virar as batalhas se for usado corretamente. Enquanto você joga, vai acumulando pontos de Burst e quando o carregamento completa você pode ativar dois tipos de melhoramentos temporários.
O Blazzing Gear melhora atributos à curta distância e ainda recupera a munição de todo o time. Já o Lightning Gear recupera o boost de todo o time e aumenta a distância máxima da mira.
O gráficos são muito bonitos, principalmente dos mobile suits que são muito fieis ao seus designs originais. Já os cenários variam em qualidade. Alguns são muito bonitos e detalhados, outros parecem espaços vazios. A variedade, no entanto, é grande. São campos abertos, desertos, colônias espaciais, portos, bases militares, satélites destruídos. Todos respeitando cenários já conhecidos em toda franquia Gundam.
Problemas na IA e online
Não é sempre que a IA acerta em suas decisões. Ao jogar offline, a IA acaba cuidando dos outros integrantes do seu time e muitas vezes você fica na mão. Para sobreviver você quase precisar levar o time nas costas.
Ao jogar as partidas online, por algum motivo, tive um lag bem grande às vezes. Não sei se existem servidores no Brasil ou pelo menos próximos, mas tive algumas travadas ou lentidões enquanto jogava (numa internet de 120 mega).
Suporte contínuo
A Bandai Namco prometeu continuar suporte ao jogo após seu lançamento. Novos modos que surgirão futuramente serão gratuitos para todos. No entanto, os personagens novos são pagos e estão um pouco caros ainda.
Podemos sonhar com uma futura tradução do jogo para português? Quem sabe!
Vale a pena?
Gundam Versus é bem divertido. O netcode talvez tenha que ser melhorado para que nós brasileiros possamos jogar com menos lag.
A iniciativa da Bandai em trazer o jogo para o ocidente foi muito bem vinda O sucesso dele pode garantir outros lançamentos da mesma franquia e quem sabe um cuidado maior em termos de localização.
O preço cheio do jogo (R$249,90) mais as DLCs (R$ 15,50 por personagem) podem sair um pouco salgado por hora. Torço para que futuramente lancem pacotes de personagens por um preço mais amigável.
- O jogo foi fornecido pela Bandai Namco para o teste. Testado num PS4 PRO