LUCAS FREITAS
Olá, Viajantes do tempo! Dragon Ball Tenkaichi Budokai 4…. quero dizer “Dragon Ball Sparking Zero” é o mais novo título da Bandai Namco, que gerou bastante expectativa entre os fãs da série. De volta às origens, finalmente temos um jogo raiz estilo Tenkaichi!
Claro que devemos muito a Xenoverse que fez grandes evoluções na série, mas se falarmos que Dragon Ball FighterZ é o jogo definitivo de luta 2d, que Dragon Ball Z Kakarot é o jogo definitivo da história do anime. Então, Dragon Ball Sparing Zero é o jogo definitivo de luta 3D estilo Tenkaichi. O que é o momento perfeito pois, em 18 de outubro, faz 19 anos desde que o primeiro dessa série foi lançado no ocidente.
Gráficos
Os gráficos estão lindos em comparação com os títulos anteriores, apesar de que desde Xenoverse eu já acho os gráficos ótimos! A animação dos personagens e das lutas é fluida, 60 fps obviamente, capturando a essência do anime, parece que você está jogando um episódio, proporcionando uma experiência muito imersiva.

Jogabilidade
A jogabilidade é um dos pontos fortes. A luta é dinâmica e intuitiva, permitindo combos variados e movimentos especiais de cada personagem. A adição de novas mecânicas de luta, como combos aéreos, habilidades que podem ser usadas algumas vezes na luta como Taiyoken para cegar os inimigos e interações no cenário, também traz uma nova dimensão ao gameplay.
Lutadores
O jogo conta com um elenco enorme, na verdade o jogo de Dragon Ball com o maior número de personagens desde o lançamento que já vi até hoje! (mas não tem Arale) e provavelmente irão incluir muito mais através de dlc (provavelmente Dragon Ball Daima). Todos os personagens têm suas respectivas formas evolutivas, assim como Bestial Gohan e Orange Piccolo que são as mais recentes.

Modos de Jogo
Nos modos de jogo nós temos a história, que pode ser alterada, isso mesmo, por exemplo na minha batalha contra o Raditz, o Goku não morreu, e, portanto, não conheceu o Senhor Kaioh, e isso pode acontecer em vários momentos durante o modo história até o fim do jogo.
Temos tambem o modo versus local que só pode ser feito em um único cenário, dando a entender que a Bandai adicionou o versus local de última hora, mas poxa versus local é o a essência de todo Tenkaichi, era o momento de juntar todo o pessoal e jogar no PS2! Bom e também tem o versus online, que oferece uma boa variedade para os jogadores.

Trilha Sonora e Efeitos Sonoros
A trilha sonora é energizante e muito boa. Os efeitos sonoros das batalhas e das habilidades dos personagens também são bem-feitos Porém não podemos deixar de mencionar algumas coisas. Primeiro, muita gente reclamou do modo versus local ter somente um cenário que é na sala do templo, um cenário que não tem nada, para que o jogo possa aguentar a tela dividida.
Dificuldade
Muita gente tem reclamado da dificuldade do jogo, em especial o Vegeta Oozaru, e de tanta reclamação, a Bandai prometeu diminuir a dificuldade na próxima atualização. Eu particularmente não vejo a dificuldade elevada como algo ruim. Eu não consigo passar do Vegeta Oozaru?
Claro que não consigo, mas eu sou ruim em todos os jogos do mundo então eu não conto.

Conclusão
“Dragon Ball Sparking Zero” é um título promissor que atende tanto os fãs antigos quanto novos. Com uma combinação de gráficos impressionantes, jogabilidade envolvente e um elenco rico, o jogo tem tudo para ser o jogo definitivo de luta 3d da série.

SÉRGIO SAMPA
No dia 11 de Outubro de 2024, a Bandai Namco lançou “Dragon Ball Sparking! Zero” para PS5, Xbox Series X|S e PC (via Steam).
Trata-se da mais nova versão de uma série de jogos de luta em arena 3D baseada na franquia Dragon Ball. Após mais de 15 anos do lançamento do último título, os fãs estavam ansiosos por essa continuação. E logo de início, posso dizer que o jogo entrega muita qualidade e atende a expectativa de muitos, embora possua alguns pontos fracos também.
Anteriormente, essa série era conhecida como Tenkaichi Budokai no ocidente e Sparking! no Japão. Porém, desta vez, a Bandai Namco achou melhor unificar a nomenclatura, usando globalmente o título original japonês.
O maior medo dos jogadores com “Sparking! Zero” era que, por ser um jogo atual, naturalmente ele teria características atuais. E com isso, ele poderia vir inicialmente com pouquíssimos personagens disponíveis, com novos sendo lançados em pacotes nos próximos meses ou anos. Felizmente, não foi assim. Ele seguiu o formato clássico da série, tendo desde o início 182 personagens jogáveis.

Com alguns sendo desbloqueados enquanto se joga os vários modos de jogo e vários deles representando o mesmo personagem, mas em momentos diferentes da história de Dragon Ball.
Há muita formas de se jogador Sparking! Zero, seja completando as campanhas, competindo on-line, fazendo os treinamentos, ou até mesmo criando suas próprias histórias através do modo de Batalha Personalizada.
Vários personagens possuem um modo história, chamado de Batalhas de Episódio, que recontam os acontecimentos do anime. O jogador enfrenta todos os inimigos que aquele personagem enfrentou no anime/mangá. Assim, algumas campanhas são maiores que as outras.
Para quem já cansou de reviver as aventuras do Goku e seus amigos em jogos anteriores, temos agora uma opção de linha alternativa que trazem diversas alterações a tudo aquilo que a gente já conhece. Tudo tem início no começo de Dragon Ball Z, onde você (na pele do Goku) pode decidir em não aceitar a ajuda de Piccolo para enfrentar Raditz. Assim, caso você consiga vencer, Goku não morre e permanece na Terra treinando com os amigos para a chegada de Nappa e Vegeta.

Isso acaba causando uma série de modificações futuras na trama e que prefiro não comentar aqui pois podem ser grandes surpresas para os fãs. Imagine o que Goku precisaria fazer para conseguir derrotar o Vegeta na Terra sem ter treinado com o Senhor Kaioh, e por consequência, não ter aprendido o Kaioken ou a Genki-Drama.
A variação de dificuldade nesse modo Batalhas de Episódio varia bastante. Alguns combates são bem desafiadores, o que pode frustrar alguns jogadores de primeira viagem que ainda não sabem o que estão fazendo.
Sparking! Zero não possui uma jogabilidade simplista. Embora seja possível aprender rapidamente os comandos básicos, ela possui muita profundidade. Além dos ataques normais, super magias e transformações, o jogo também oferece muitas opções de deslocamento, defesa, combos, uso de itens e esquivas. Conhecer todos esses pontos é que separa um jogador experiente de um novato.
Além da barra de vida, o jogador tem também uma barra de ki (usada para lançar grandes poderes) e uma com Pontos de Skill, que permitem realizar outras ações capazes de virar o jogo, como as esquivas com teleporte. Ao custo de um Ponto de Skill, o jogador que estiver levando um combo, ou prestes a ser acertado com um disparo de ki, pode se teleportar para as costas do inimigo, deixando tudo muito mais imprevisível.
Os combates podem ser de até cinco contra cinco e ainda pode-se alternar entre os personagens a qualquer momento. As transformações estão presentes, mas elas são limitadas ao contexto de cada lutador. Por exemplo, se você seleciona o Goku da Saga Freeza, ele pode se transformar em Super Saiyajin apenas. Se escolher o Goku da Saga Boo, ele pode se tornar Super Saiyajin 3. E você não encontra um Goku que tenha disponível todos os níveis de transformação.

Para quem quer se aprofundar nas mecânicas do jogo, é possível usar o modo de treino livre ou o modo guiado pelo Piccolo, onde tudo é bastante detalhado, tendo até mesmo vídeos mostrando como se realiza cada recurso ou movimento.
Não existe uma quantidade absurda de cenários (e alguns até mesmo são apenas variações um do outro), mas eles possuem designs interessantes. Os fãs sabem bem como são as localidades do universo de Dragon Ball, mas aqui neste jogo, eles encontram tudo mais detalhado, mais colorido. algo que realmente chama a atenção.
Todas as arenas têm boa variação de elevação de terreno (o que pode ajudar nas estratégias de luta), algumas tem lagos onde dá para mergulhar. Nas áreas urbanas é possível entrar em prédios. E existe muita coisa destrutível, que vai desabando conforme poderosos lutadores se enfrentam.
No entanto, Sparking! Zero foi claramente pensado para ser um jogo de um jogador com foco em batalhas on-line. Enquanto há várias opções de jogo via internet, para batalhas locais, o único cenário disponível é a sala do tempo, onde existe apenas uma pequena construção central e um cenário completamente branco em volta.

Fica a impressão de que a Bandai Namco projetou o jogo somente para o on-line mesmo. Mas após a revelação de que não haveria batalhas locais com tela dividida, eles correram para adicionar alguma coisa.
O curioso é que um dos fatores mais marcantes dos antigos Tenkaichi Budokai, e que mais animava os jogadores, era poder reunir os amigos em casa e organizar as lutas e torneios, enquanto curtiam ver seus personagens preferidos de Dragon Ball. Então, aparentemente, a Bandai Namco não se atentou a esse detalhe.
Eu testei o jogo no PlayStation 5, mas sei que na versão para PC já existe um Mod não oficial que habilita o modo de luta local em qualquer cenário. E tudo funciona muito bem, com exceção de um ou outro bug gráfico. Assim, fica a dúvida se a Bandai Namco pretende criar alguma atualização para liberar isso oficialmente no jogo.

Quem é fã dos torneios que existem em Dragon Ball poderá reviver todos eles em Sparking! Zero. Praticamente todos eles estão disponíveis, em suas respectivas arenas. E ainda é possível criar seu próprio torneio, com suas próprias regras e participantes.
E as opções de personalização não terminam aí. No modo Batalha Personalizada, o jogador pode criar os combates, escolher arenas e até mesmo fazer suas cutscenes. Existem algumas opções de animação e de frases prontas para criação das cenas. E a criatividade é o limite. Trata-se de um modo bem legal, e de quebra, ainda é possível compartilhar essas batalhas com os amigos.

Em termos gráficos, Sparking! Zero é uma gigantesca evolução em relação aos títulos anteriores. Os efeitos especiais são muito bonitos e muito fluidos, contrastando bastante com o estilo visto em Dragon Ball FighterZ, que possui uma limitação proposital de frames para simular cenas de anime.
Gosto muito da animação usada em magias, nos carregamentos de ki, nas explosões. Até mesmo me chama atenção as expressões dos personagens quando falam e executam seus ataques.
Outro detalhe muito bonito são as animações extras que ocorrem durante as lutas em certos cenários. Quando se luta na arena do torneio clássico, ao se usar um grande ataque de ki, enquanto seu personagem carrega o poder, você vê o narrador desesperado e a plateia fugindo antes que tudo exploda. E caso o jogador use um poderoso ataque que vai finalizar a luta, acontece uma animação especial do adversário sendo derrotado.
É realmente impressionante esse detalhamento, ainda mais lembrando que isso acontece para cada um dos 182 personagens.
Os efeitos sonoros não desapontam. São os clássicos sons de sempre. Dragon Ball é uma franquia que tem uma assinatura sonora muito característica e desde que ela passou a integrar os jogos, ele se tornaram muito mais fiéis. Sobre as vozes, é possível escolher entre as japonesas e estadiunidenses. Este é mais um jogo de Dragon Ball que não possui dublagem brasileira, apenas legendas e menus traduzidos. Como eu sempre falo, no Brasil, só os fãs de Naruto e Saint Seiya merecem jogos dublados…
Existem algumas músicas próprias de Sparking! Zero, porém, no geral são músicas eletrônicas ou de rock que tocam durante as batalhas. Elas não são ruins, mas passam um ar de serem genéricas. Nada muito diferente do que víamos nos jogos anteriores, já que as versões ocidentais também tinham esse tipo de trilha, enquanto as versões japonesas tocavam os músicas de fundo do anime. Seria muito legal se Sparking! Zero desse a opção de escolher esses temas clássicos também.

Ainda não sabemos quais atualizações e DLCs Sparking!Zero terá futuramente, mas por tudo o que ele entregou no lançamento, temos uma experiência bastante sólida no quesito single player e on-line. Resta esperar para ver se a Bandai Namco irá realmente adicionar mais cenários nos combates locais e se teremos novos novos personagens e cenários futuramente.
Para essa análise, a Bandai Namco nos forneceu uma cópia para PS5.
ANÁLISE
Dragon Ball Sparking! Zero
Dragon Ball Sparking! Zero traz de volta a franquia Tenkaichi Budokai, tão querida pelos fãs de Dragon Ball
PRÓS
- Gráficos muito bonitos e fluidos
- Jogabilidade fiel aos jogos antigos, mas também traz novidades
- Batalhas de até cinco contra cinco
- Modo on-line robusto
- Bom modo de edição de batalhas
CONTRAS
- Pouca variação de cenários
- Tem somente um cenário disponível no combate local
- Mais um jogo de Dragon Ball sem dublagem brasileira