Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o primeiro dia de programação da EXPOCINE, maior convenção de negócios de cinema da América Latina, contou com as novidades do line up 2025/2026 das distribuidoras Gullane, Disney, O2 Play, Sony Pictures, ELO Studios e Diamond Films.
A Disney ainda apresentou em primeira mão ao mercado o filme “Mauricio de Sousa – O Filme”, lançamento do estúdio marcado para 23 de outubro. A ELO trouxe para a sua apresentação a participação especial da atriz Klara Castanho, estrela do longa “#SalveRosa”, que também chega aos cinemas em 23 de outubro.
Entre as palestras, que aconteceram no auditório do Hotel Renaissance, um dos destaques foi o debate Brasil, Janela para o mundo, tema central desta 12ª edição do evento que já garantiu mais de 2.300 inscrições, somando a realização do Decupa e apenas o primeiro dia de convenção.
Daniela Fernandes, Diretora de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual no Ministério da Cultura, que foi uma das participantes do bate-papo, ressaltou que a presença em festivais, mas também a divulgação local, são os primeiros passos para as produções audiovisuais brasileiras terem visibilidade internacionalmente:
“Nós participamos de inúmeros festivais, estamos presentes em diversas premiações para fortalecer a marca do nosso país no audiovisual. Estivemos em Cannes e em Berlim, e foi muito importante. Mas nosso conteúdo brasileiro precisa também ocupar o espaço interno para que isso impulsione o mercado internacional. Ter relevância em seu mercado interno é um dos triviais que o mercado internacional olha para abraçar uma produção de um outro país.”.
K-dramas e conteúdo asiático

A popularização dos K-dramas no Brasil e como o investimento massivo da Coreia do Sul no setor audiovisual pode servir de exemplo para o mercado brasileiro também foi uma das conversas pautadas nesta quarta-feira, no painel K-Dramas: Como eles tomaram conta do Brasil.
Para Victor Sato, gerente geral da Sato Company, a troca imediata com público e os novos meios de comunicação atualmente são essenciais para compreender o mercado e as oportunidades de crescimento de público.
“Antes, lá em 2012, quando apostamos na Sonata de Inverno – um dos primeiros k-dramas a serem distribuídos pela Sato na Netflix Brasil – não tínhamos tanto acesso à opinião do fandom como temos hoje. Íamos direto no produtor e pedíamos números de audiência na Ásia e análises sobre como certos produtos poderiam interessar o público latinoamericano. Mas agora, antes mesmo de um produto ser lançado, já recebemos um feedback imediato. Muitas vezes porque o público já sabe o elenco que vai estar, ou que algum grupo faz parte da trilha sonora. Então, esse retorno se torna um filtro essencial para sabermos o que interessa trazer para cá.”.
Ao longo do dia, os 10 anos da Spcine, os desafios da exibição e distribuição audiovisual na América Latina, o espaço presente para riscos artísticos em produções e a importância da formação de profissionais do setor completaram os encontros.
Já na programação de oficinas, situada na sala Exibidor, do Cine Marquise, o público pode participar de duas atividades, que abordaram os principais institutos jurídicos aplicáveis à produção audiovisual e também os principais impactos da reforma tributária no setor.
Com o tema “Brasil, Janela para o mundo”, a EXPOCINE promoverá até o dia 03 de outubro, no Cine Marquise e no Hotel Renaissance, conversas e debates sobre o momento histórico que o cinema brasileiro vive atualmente, consolidando-se como uma vitrine para o mundo e abrindo janelas de oportunidades para a mobilização e o crescimento do setor audiovisual no país e na América Latina.
São mais de 25 expositores, 23 patrocinadores, 30 apoiadores, 14 distribuidoras apresentando conteúdo, três exibições exclusivas, 15 painéis de discussão, cinco oficinas, totalizando mais de 40 horas de conteúdo.
O quarto lote das credenciais “FORUM”, que garante acesso aos painéis, palestras, oficinas formativas e feira, e “STANDARD”, que permite a entrada na feira, ainda estão disponíveis aqui.
Confira abaixo a programação para os próximos dias da EXPOCINE 2025
Painéis e palestras no Hotel Renaissance
Hoje, 2 de outubro, de EXPOCINE 2025, o público encontrará discussões sobre regulamentação, pirataria, novas formas de consumo no audiovisual e a visão dos grandes distribuidores desse mercado para o futuro. Pela manhã, às 10h, terá o painel Do Marco à Ação: o que a regulação do VOD pode (ou não) transformar, com a presença de Gabriel Portela, Leonardo Edde (Riofilme), Marcos Barros (ABRAPLEX) e Paulo Schmidt (SIAESP).
Logo em seguida, a ANCINE vai apresentar o painel Cortando o Sinal: a guerra silenciosa contra a pirataria digital, com participação de Alex Braga (ANCINE), Andressa Pappas (Motion Picture Association Brasil), Gesiléa Teles (Anatel), Jack Silva (AEXIB) e Leandro Mendes (ANCINE).
A jornalista Barbara Demerov, e os executivos Cesar Silva (Paramount) e Marcio Fraccaroli (Paris Filmes) vão falar sobre o tema As Grandes Decisões das Majors para os Próximos 10 Anos, a partir das 14h.
A CQS/FV Advogados vai apresentar o painel Coprodução Sem Fronteiras – Editais FSA, Parcerias LATAM & Streaming, às 15h30 com participação de Clarissa Kede (Globo), Daniel Celli (RioFilm Comission), Fabiano Gullane (Gullane) e Thaís Colli (CQS/FV advogados).
A programação da tarde segue com o painel Para Onde Olham os Olhos Jovens? Descobrindo o Novo Olhar Cinematográfico da Geração Z com mediação de Pierre Mantovani (Omelete Company) e participação de Daniel Rezende (cineasta e montador de obras como “Turma da Mônica: Laços” e “Bingo”), Daniel Spinelli (Warner Bros), e Rafael Dias (Dia TV).
Encerrando o dia, o tema Mais Valor, Mais Público: Qual é a experiência que transforma Clientes em fãs apaixonados pelo Cinema? será debatido por Carol Guimarães (WeDo! Entretenimento), Juliana Oliveira (Seeds of Dreams Institute), Kauê Ferraz (Inova Cine) e Pablo Billard (Cinépolis Brasil).
E no dia 03 de outubro, último dia de evento, a programação traz destaque para a acessibilidade e a diversidade no audiovisual. Às 10h, o público confere o painel Tela Sem Barreiras: Audiovisual com Acessibilidade de Verdade. Participam do debate Edgar Jacques ( Edgar Jacques produções), Leandro Mendes (ANCINE), Marcella Fazzio (MAV) e Tiago Mafra ( ABRAPLEX).
Logo depois, às às 11h30, com painel apresentado por Spcine: Cinema como Direito: Acesso, Inclusão e Formação de Públicos e com participação de Bianca Comparato (Cinema de Fachada), Dika Vidal (Prefeitura de São Paulo), Emiliano Zapata (Spcine) e Leandro Pardi (Spcine).
Oficinas
Já no Cine Marquise, o público encontrará as oficinas. No segundo dia, a programação começa às 9h30 com a Oficina Grupo Consciência: Da inovação ao cinema – Construindo valor através da experiência, ministrada por Bruno Carone (Arte de Atender). Às 15h, Elaine Vegnaduzzi (Vitrine Filmes) será a responsável pela oficina Lançamento em Salas de Cinema – Como Funciona o Lançamento de um Filme nos Cinemas?
Dani Tolomei (CEO e fundadora da Transforma) vai ministrar um workshop com o tema Do Zero ao Pitch: IA Aplicada ao Audiovisual com o Método Transforma, no dia 3, às 9h30. O encontro cobre desde pesquisa de tendências e definição de estratégia até a criação de um pitch deck sólido.