Se passando em Londres, na Era Vitoriana, e durante a Revolução Industrial, o novo Assaissin’s Creed Syndicate tem um foco completamente voltado ao single player e nos apresenta dois novos protagonistas, os gêmeos Evie e Jacob Frye.
Ambos pertencem à Irmandade de Assassinos e tem a missão de livrar Londres dos templários que desta vez são os donos das indústrias que exploram trabalhadores e crianças em suas fábricas.
Ter dois protagonistas trouxe algumas novidades para a série. Cada um tem um estilo diferente. No geral, eles fazem a mesma coisa, porém, Evie tem habilidades mais furtivas enquanto que Jacob foca no combate.
Como é de praxe, temos algumas figuras históricas que aparecem em algumas missões do jogo. Desta vez encontramos Darwin, Karl Marx, entre outros. Mas diferente do que acontecia nos primeiros jogos da franquia, aqui eles não tem tanto destaque e não são fixos na trama.
Durante o jogo, temos várias missões em que encontramos os Blighters, uma gangue de rua de templários. Você possui sua gangue de assassinos e aos poucos pode ir libertando os bairros das gangues rivais através de confrontos diretos. São combates divertidos, mas são sempre a mesma coisa, mudando somente o local e o nível necessário do personagem para habilitar a missão.
Falando em nível, Jacob e Evie ganham pontos de experiência em cada missão concluída e um nível é liberado a cada 100 pontos ganhos. Assim você pode ganhar habilidades ou melhorar outras.
Existem uma grande variedade de armas que vão desde armas brancas até armas de fogo. Um grande destaque são as bengalas que possuem lâminas escondidas.
Os combates estão mais rápidos e precisos. As finalizações nunca estiveram tão brutais, é como se os personagens principais estivessem curtindo a matança de hordas e hordas de inimigos.
Você pode também melhorar sua gangue conforme completa missões para liberar novas funções e tipos de ataques em grupo.
A polícia londrina está presente, e para manter a ordem, ela ataca todas as gangues, incluindo a sua. Mas se você for esperto, consegue usar a força policial em seu favor para derrotar o inimigo.
Há um novo recurso para facilitar as escaladas, o gancho, ou arpão. Ele te permite chegar em locais muito alto mais rapidamente ou atravessar de um prédio para o outro, sem precisar passar pela rua. Lembra um pouco o que vemos nos jogos como Batman, Zelda e Tenchu. Foi uma ótima inclusão pois as contruções estão muito maiores em relação os jogos anteriores.
Assassin’s Creed Syndicate foi localizado para o Brasil trazendo menus, legendas e dublagem em português. Em geral as vozes são muito boas, trazendo dubladores conhecidos para as vozes principais. Já as crianças possuem vozes estranhas e que não aparentam serem de profissionais.
A sincronia labial não é das melhores pois muitas vezes. Como o jogo foi projetado para ter as vozes originais em português, corrigir isso iria encarecer muito o projeto, principalmente porque algumas frases curtas em inglês ficam enormes em português. Seria muito tempo e dinheiro e investimento somente para sincronizar. Isso não chega a afetar a diversão, então não é um ponto tão ruim assim.
Mesmo com uma boa atuação na dublagem, algumas vozes de fundo, das pessoas nas ruas, não foram dubladas. Então acaba acontecendo uma salada de línguas, que não afeta na jogabilidade, mas pode diminuir um pouco a imersão.
Os baús que só abriam usando app pra celular em Unity não existem mais. Pela cidade temos 2 tipos de baús, aqueles fáceis de abrir e os fechados que só abrem quando o personagem habilita o lockpick.
Existem microtransações, mas elas trazem somente coisas que podem ser habilitadas normalmente no jogo. Segundo a Ubisoft, eles incluíram essas compras para quem não tem tempo de se dedicar a abrir todas elas no jogo. Os tempos estão mudando!
Assassin’s Creed Syndicate veio para apagar a imagem ruim deixada por Unity. Com uma campanha single player bem sólida, ele resgatou elementos clássicos que estavam se perdendo na série e ainda trouxe várias novidades, mesmo que elas não sejam tão marcantes como alguns jogos antigos apresentaram.
Com muito menos bugs que o jogo anterior, e com queda de framerate mínima, Syndicate se mostra um ótimo jogo que veio para restaurar a imagem da franquia Assassin’s Creed, colocar elas nos eixos e nos fazer querer esperar por mais e mais novidades boas nos próximos jogos.