A Razer acaba de anunciar, durante o COP29 no Pavilhão de Singapura, o GAIADEX, um Modelo de Linguagem Amplo (LLM) com Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) movido por Inteligência Artificial.
O GAIADEX oferece uma solução abrangente e simplificada para Avaliações de Ciclo de Vida e Declarações Ambientais de Produto (EPD) em diversos setores. Para demonstrar as capacidades do modelo, a Razer fez parcerias com líderes da indústria, como GE Healthcare e Maybank, visando a implementação de projetos-piloto.
O novo modelo de linguagem foi projetado para otimizar o processo de LCA, desde a coleta de dados até a geração de relatórios, reduzindo significativamente o tempo e o esforço necessários para analisar o impacto ambiental dos produtos, desde o início da produção até o descarte.
Com o uso de inteligência artificial (IA), o GAIADEX é capaz de compilar meses de trabalho em segundos, gerando relatórios de LCA detalhados e validados conforme os padrões internacionais (ISO 14040, 14044) e as Regras de Categoria de Produto (PCR) do EPD Internacional.
“Acreditamos que a sustentabilidade deve ser acessível para todos. O GAIADEX é o nosso compromisso em eliminar barreiras e facilitar a adoção de práticas mais verdes pelas empresas. Ao capacitar cada vez mais empresas com essa solução inovadora, estaremos tornando o LCA mais acessível e eficiente, impulsionando a indústria global rumo a um futuro mais significativo e sustentável.”
Afirma Kenneth Ng, líder global de Sustentabilidade da Razer
GAIADEX: Redefinindo a sustentabilidade
O GAIADEX aborda um grande desafio no setor de sustentabilidade: a inconsistência dos padrões ambientais. Muitas marcas criam frameworks próprios de LCA, cada um com metodologias e dados variados, dificultando a comparação de produtos entre concorrentes.
Essa falta de padronização impede comparações significativas, alimenta o ceticismo e as dúvidas dos consumidores e dificulta a fiscalização regulatória, além de gerar ineficiências, uma vez que as marcas duplicam esforços para desenvolver seus próprios padrões.
À medida que crescem as demandas por sustentabilidade, especialmente em relação às emissões de Escopo 3, os LCAs tradicionais enfrentam grandes desafios.
Processos manuais demorados, altos custos e acessibilidade limitada, principalmente para startups, costumam restringir a adoção de práticas sólidas de LCA. O modelo de linguagem visa superar esses desafios ao promover padrões internacionais para LCAs, oferecendo um framework transparente e muito mais comparável.
A Razer entende o valor de fornecer uma experiência completa para as marcas executarem suas jornadas de EPD. A verificação do EPD (Declaração Ambiental de Produto) é necessária para que ele seja considerado confiável no mercado.
Por isso, a Razer está desenvolvendo funcionalidades no GAIADEX para facilitar a certificação independente de EPDs por operadores, como a UL Solutions. A UL Solutions já certificou os EPDs dos mouses gamer Basilisk da Razer, permitindo uma divulgação de dados segura, fundamentada na ciência e que foi posteriormente publicada no banco de dados UL SPOT.
A GE Healthcare se uniu à Razer para construir um futuro mais sustentável, quantificando e reduzindo o impacto ambiental dos produtos da GEHC. Como iniciativa piloto, o Centro de Reparo e Engenharia de Singapura utilizou a plataforma GAIADEX para avaliar e comparar os rastros ambientais de diferentes versões do produto Vscan.
Esta colaboração destaca o compromisso da GE Healthcare com a inovação sustentável, com uma visão de longo prazo para simplificar as avaliações de ciclo de vida (LCA), reduzir a complexidade operacional e os custos, e estabelecer um novo padrão de sustentabilidade na indústria de saúde.
“Nossa colaboração com a Razer nos oferece uma visão holística do rastro ambiental dos produtos, o que apoia nossos objetivos de sustentabilidade”.
Diz Mark Stoesz, presidente de Soluções Empresariais e Parcerias de Mercados Internacionais.
Esta iniciativa reflete a aspiração da GE Healthcare de alinhar todos os seus produtos com os padrões de Declaração Ambiental de Produto (EPD) até 2030.
JáShahril Azuar Jimin, diretor de Sustentabilidade do Grupo Maybank, um dos principais bancos do sudeste asiático, afirma:
“Ao adotar o GAIADEX, planejamos integrar o carbono incorporado como uma meta central de desempenho de sustentabilidade para nossos empréstimos verdes e empréstimos vinculados à sustentabilidade. Esperamos incentivar os clientes a estabelecerem metas de redução de carbono mais ambiciosas, mobilizando financiamento sustentável e promovendo maior responsabilidade ambiental.”
Com a interface intuitiva do GAIADEX, os usuários podem fazer upload de suas Listas de Materiais (BOM) e, em apenas 5 minutos, receber relatórios de LCA completos que seguem os rigorosos padrões ISO 14040/14044, além de regras específicas de categoria de produto (PCR). Esta nova tecnologia permitirá que a Razer transforme o cenário de sustentabilidade com processos de LCA e EPD atualizados.
Para garantir que esses relatórios atendam aos padrões da indústria, o GAIADEX se integra perfeitamente a verificadores independentes para validação por terceiros, e resulta na emissão de rótulos ecológicos oficiais por meio de um processo automatizado e simples.
Esta função de autoatendimento elimina a necessidade de serviços de consultoria caros, que geralmente custam até US$ 40.000 (cerca de R$ 232 mil) por EPD, tornando a medição da sustentabilidade bem mais acessível.
Ao aproveitar modelos de linguagem de grande porte e especializados no domínio, a nova linguagem capacita organizações, desde Startups até corporações multinacionais a obter rótulos ecológicos de EPD de forma rápida e acessível, oferecendo grande vantagem competitiva no cenário de comércio verde.
Com o GAIADEX, a Razer está pronta para revolucionar a forma como as empresas abordam a responsabilidade ambiental, oferecendo uma solução mais rápida, acessível e econômica para empresas em todo o mundo.
Para mais informações sobre os esforços de sustentabilidade da Razer, clique aqui