Entre fevereiro e março de 2020, vários usuários da PSN começaram a relatar um problema que estão tendo para realizar compras com cartão de crédito. Os erros acusam os cartões usados de estarem espirados, mesmo não estando.
Pelo PlayStation 4 aparece a mensagem de erro “e-8200012c” e pelo browser no PC “c.error.credit.card.expired.use.other.psn{}“.
Tive esse problema em dois cartões meus. Um de banco físico e outro de banco digital (Nubank). Entrei em contato com o SAC da Sony e não conseguiram resolver por lá.
Entrei em contato com a Nubank e me passaram instruções para corrigir o cadastro do meu cartão na PSN. Mas isso não resolveu o problema.
Então, falei com a EBANX, empresa que faz os intermédios das transações em cartão de crédito na PSN. E finalmente tive um resultado positivo.
EBANX
Ao entrar no site deles, conversei por chat, passei meu e-mail e meu nome de usuário da PSN.
Eles me mandaram um e-mail e como resposta para esse erro eles disseram que era um “filtro de segurança estava impedindo a conclusão das compras”.
O curioso é que faço compras na PSN desde 2013, com os mesmos cartões, no mesmo endereço e nunca havia tido um problema assim.
Enfim, me pediram vários dados para confirmar minha identidade e meu cartão de crédito. E agora os cartões voltaram a funcionar na PSN.
Confira agora como entrar em contato com o EBANX
- Primeiro, entre no site do EBANX e vá para a página Central de Ajuda:
https://ajuda.ebanx.com/hc/pt-br?utm_source=institucional&utm_medium=referral&utm_content=menu
- Desça a janela e clique em “Fale com a gente!“
- Na próxima página, cliquem em “Confirmação de Pagamento” e depois em “Não, quero falar com um agente“
- Finalmente o chat irá abrir, onde você pode colocar seu nome e e-mail. Caso o atendente não consiga responder por ali, você pode pedir para se comunicar via e-mail. Assim, você não perde as mensagens enviadas e não precisa ficar aguardando a resposta do chat.
Quais dados me pediram?
Através de um e-mail me pediram vários dados. Mas pode ser que eles variem para cada usuário.
No meu caso pediram:
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Uma foto frente e verso do meu RG + CPF ou CNH
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Uma selfie minha com o meu RG ou CNH
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Uma foto da frente do cartão que utilizo
Fora isso, me pediram para que a foto do meu cartão mostrasse somente os 6 primeiros dígitos e os 4 últimos, tampando os demais com um papel. Segundo eles, para minha segurança.
Resposta do EBANX
Aguardei um dia para receber a resposta e me deram um prazo de cinco dias úteis para responderem.
Enviei os dados que me pediram na terça-feira (24/03) e me responderam na quarta-feira (25/03) avisando do prazo.
Mas na quinta-feira (26/03), por volta da 1 da manhã, tentei fazer uma compra e consegui. Ou seja, o desbloqueio veio bem mais rápido do que o esperado. Então a solução está em falar com o EBANX mesmo.
Clique aqui para acessar o site do EBANX
Espero ter ajudado a quem esteve com esse problema. E caso você conheça alguém passando por esse problema, por favor, avise-o sobre este artigo.