Esse é um dos jogos que estarão disponíveis no lançamento do PlayStation 4. Testei ele na conferência da Sony que aconteceu no dia 24 e hoje, aqui na Brasil Game Show.
Knack é um típico jogo de plataforma que tenta inovar com sua jogabilidade. Ele possui elementos que já vimos em muitos games, porém dispostos de outra maneira.
O personagem principal é composto de vários pequenos pedaços, como se uma força sobrenatural os mantivessem unidos, num formato de monstro humanoide.
As fases são poligonais e a movimentação é em 3D, no entanto, a câmera se move em apenas 2 sentidos. Algumas vezes, ela é fixa, como nos antigos jogos da série Resident Evil, porém na maior parte do tempo ela segue um “corredor”, vendo o personagem de trás, como na série Crash Bandicoot.
Quanto mais partes se coleta, maior e mais forte o personagem fica. Ao mesmo tempo que cada dano sofrido faz com que ele perca pedaços, até que se desfaça.
Na demo disponível pude jogar a fase da caverna de gelo, onde eu podia coletar pedaços de cristais e também a fase da cidade. Em cada uma delas, os inimigos eram diferentes. Na caverna enfrentei monstros semelhantes a ogros, mesmo se parecendo um com o outro, alguns tinham movimentos diferentes, fazendo com que eu tivesse que criar uma estratégia para enfrentá-los.
Na fase da cidade, enfrentei tanques de guerra e helicópteros. O mais bacana era poder arremessar carros nesses alvos. Os ataques normais são “garradas” que acertam somente de perto. Há também um ataque giratório teleguiado (estilo o homming attack dos jogos 3D do Sonic) que além de acertar os inimigos, serve para atrasar a queda de um pulo e não cair em alguma mina prestes a explodir.
Os gráficos estão bonitos, mas não notei muita diferença de um jogo de plataforma do PS3. O destaque de Knack é poder mostrar os personagens feitos em pequenos pedaços se movendo e formando um corpo. Mesmo assim, acho que ele rodaria bem num console da geração que está acabando, mesmo que tivesse pequenas perdas.
No pouco tempo que joguei, aconteceram algumas quedas no framerate. Na hora pensei que para um jogo de lançamento de console, ele não deveria ter um problema desses. Mas, também vi que era apenas uma demo, por isso, espero isso não aconteça na versão final.
Não sei se Knack é o tipo de jogo que faria alguém comprar o PS4 só para jogá-lo, mesmo assim, ele aparenta ser bem divertido nas fases que joguei. Os personagens ainda precisam ganhar o gosto do público, no entanto, é difícil competir com outros mascotes consagrados que tem mais de 20 anos de existência como Mario ou Sonic.
Knack parece que veio para suprir a falta de um jogo da série Crash nos consoles da Sony, que já não saem a algum tempo.
PS: Após refletir um pouco sobre o game, cheguei à conclusão que ele tem muitas semelhanças com God of War, por conta das câmeras, tipo de batalha e progressão das fases. Sim… ele é um tipo de GoW para crianças!