Finalmente a Nintendo revelou o que era o projeto NX. Trata-se do console híbrido Nintendo Switch.
Muitas informações já haviam sido vazadas, mas agora temos a confirmação do que se trata. Repare que a palavra Switch ainda contem o som “wi” no meio, assim como o Wii e o Wii U (pensa que eu não reparei, dona Nintendo?).O console apresenta uma ideia inovadora de ser um console de mesa que pode ser também um portátil e suas partes são intercambiáveis. Basicamente são 3 partes, o tablet onde o jogo é processado e temos a imagem, a base que carrega o tablet e passa a imagem para a TV e os controles Joy-Con que são acoplados lateralmente no tablet.
Há também um controle Pro, muito parecido com o que existe para Wii U que provavelmente será vendido separadamente.No vídeo que revelou o Nintendo Switch vemos várias possibilidades de jogo e utilização do console. Os controles laterais podem ser utilizados um em cada mão e existe uma base que conecta um no outro, para quem prefere o formato de um controle convencional.
Dá para jogar em duas pessoas, cada um usando um Joy-Con e o segurando na horizontal, como fazíamos com o Wiimote do Wii. Nesse caso, o tablet ou a TV existe a imagem em tela dividida. Também será possível jogar em multiplayer de 2 contra 2 utilizando dois Nintendo Switches e cada jogador com um Joy-Con.
É interessante ver que a Nintendo está visando os e-sports, como é mostrado no vídeo, onde 2 equipes de 5 integrantes cada se enfrentam numa competição dentro de uma arena lotada. E nesse caso, cada jogador está com seu Switch, todos conectados para a partida.
São muitas possibilidades de jogo, a ideia apresentada pela Nintendo é muito boa e econômica para quem quer um console e um portátil mas não quer gastar dinheiro com os dois.
Mas será que vai dar certo?
É difícil saber como o mercado vai reagir ao Switch. A primeira impressão da crítica e do público em geral foi boa. Mas ainda não temos preços, nem especificações técnicas exatas ou a data de lançamento.
No Brasil com certeza custará uma facada, ainda mais porque a Nintendo não tem representante oficial por aqui. Já em outros países, é provável que não seja muito caro, já que sabe-se q não se trata de aparelho com tecnologia de ponta. O jeito é esperar para termos mais informações sobre isso.
A Nvidia confirmou que o Swtich utiliza uma versão modificada do processador Tegra, mas ainda não se sabe quão diferente ele é comparado aos outros modelos que são atualmente utilizados em muitos smartphones top de linha.
O que achei do Switch
A ideia de ser um console híbrido é muito boa. O Switch parece muito fácil de se utilizar e o seu design também aparenta ser bem ergonômico. Estou curioso para ver o desempenho dos jogos e sua qualidade gráfica. Não acho que chegue ao nível dos jogos de PS4 e Xbox One, afinal esse não é o objetivo do Switch, mas gostaria de poder ver uma melhora significativa do que vemos no Wii U.O Nintendo DS, o 3DS e o PSVita já utilizam cartões de memória para jogos em mídia física (não são cartuchos!) e o Switch segue a mesma tendência. O lado bom disso é que esses cartões tem um carregamento extremamente rápido e, diferente de outras mídias como DVDs ou CDs, há muito menos chance de ter algum problema com os componentes do aparelho que fazem sua leitura.
Pelo que vi até agora, o Switch não possuirá algum tipo armazenamento interno de dados. Se realmente for assim, poderemos dizer adeus aos jogos em mídia digital, a demos e atualizações para jogos que eventualmente sejam lançados e tenham algum bug que precise ser corrigido. Acredito que haverá alguma forma de guardar dados no console, nem que seja através de algum cartão micro SD, como acontece com tablets e smartphones.
São muitas empresas third-party apoiando o Switch. Gostaria que ele conseguisse se dar bem no mercado e se torne uma segunda opção de console para quem já tem o PS4 e Xbox One, assim como foi com o Wii e Ps3/Xbox 360. É muito triste ver o abandono de consoles como Vita e Wii U que inicialmente tiveram jogos de várias empresas e foram sendo abandonados aos poucos.Será interessante poder sair por aí jogando jogos grandes como Skyrim (como visto no vídeo). Outros jogos apresentados foram uma conversão de Mario Kart 8, de Splatoon, o novo The Legend of Zelda: Breath of the Wild e um jogo de basquete (que não identifiquei). E a grande novidade do trailer é um novo jogo de plataforma do Mario que não é feito nos moldes do 3D World. Infelizmente ele apareceu bem pouco e talvez teremos que esperar um novo Nintendo Direct para ter mais informações.
Se o Switch der certo pode ter certeza que a Sony e a Microsoft irão começar a trabalhar em cima da ideia e criar novos projetos, como sempre acontece no mercado de games.
Por último, seria tão bom, se esse console fosse lançado a um preço justo por aqui, estou muito curioso para testá-lo…