Sou um grande fã de programas como Mega-Construções do Discovery Channel, e Obras Incríveis do National Geographic Channel, e acredite, esta não será a primeira vez que você lerá sobre projetos chineses por aqui. Os caras são feras em arquitetura, engenharia e design.
Prova disso é este projeto de um transporte público chamado Land Airbus, desenvolvido pela fabricante TBS. Trata-se de um ônibus que passa por cima dos carros e evita a formação de engarrafamentos, e ainda utiliza painéis solares e elétricos para se locomover, gerando uma economia de até 860 toneladas de combustível por ano, e reduzindo em 2640 toneladas a emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
O veículo chega a 60 km/h, e comporta até 1200 pessoas distribuídas em 4 vagões. Possui 6 metros de largura por 4 metros de altura, ocupa duas pistas e o custo para implementá-lo chega a ser até 10% menor do que a construção de metrôs.
O projeto é de 2010 e ainda não foi aprovado pelo governo Chinês, no entanto é apresentado como o futuro das cidades que sofrem com congestionamentos intermináveis.
Soluções mais inteligentes e sustentáveis estão se tornando realmente necessárias nos dias de hoje. Moro em uma região de São Paulo onde o trânsito é terrível na hora do Rush, e tenho muita dó de quem tem que ficar preso em um carro por horas para percorrer alguns poucos quilômetros (como trabalho em casa, não passo por isso a quase 2 anos). Está muito fácil comprar um carro novo, graças aos financiamentos cada vez mais longos. Isso gerou um aumento violento no número de automóveis nas ruas nos últimos anos.
![](https://i0.wp.com/www.88milhas.com.br/wp-content/uploads/2013/10/transito-88milhas.jpg?resize=614%2C346&ssl=1)
Para completar, nosso transporte público é precário, levando as pessoas que tem mais condições a dar preferencia aos carros. Os ônibus são novos, mais insuficientes para atender a todos os usuários, e as pessoas parecem verdadeiras sardinhas em lata, cada vez mais prensadas ao utilizar o serviço.
O metrô é outra sacanagem. Projetos de expansão das linhas ficam engavetadas por até 25 anos, e quando são aprovados sofrem diversos atrasos, acidentes, paralisações por falta de segurança, etc. Ou seja, uma verdadeira piada de mal gosto com a cara de todos os brasileiros que pagam pelo aluguel (por dia!) das máquinas que ficam meses paradas, funcionários despreparados, serviços porcos, refações, e para completar desvios de verbas.
![](https://i0.wp.com/www.88milhas.com.br/wp-content/uploads/2013/10/estacao-lotada-88milhas.jpg?resize=614%2C461&ssl=1)
Voltando ao assunto, o problema com o trânsito não é exclusividade no Brasil como todos sabem, e em inúmeras metrópoles as coisas estão até piores. E, por isso, a constante busca por uma ideia alternativa para o caos em que se vive no trânsito.
Gostei muito do que foi apresentado pelos chineses, e apesar de não ver algo assim funcionando em uma cidade como São Paulo, defendo que podíamos aprender muito com eles, que a cada projeto, reforma, ou melhoria em seu país, surpreende o mundo todo. Os prazos são curtos, mas seguidos a risca, as mudanças são drásticas, os operários são muito bem preparados e o mais importante, tudo isso saí por uma parcela minúscula do que pagamos durante a construção de um túnel, uma linha nova de metrô, ou até mesmo um estádio para a Copa (falarei disso em um outro post muito em breve).
Assista ao vídeo do Land Airbus:
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Puts… é bem interessante, mas precisa de sérias adaptações para ser realmente implementado.
É uma boa solução para evitar engarrafamento, utiliza painéis solares e elétricos e ainda é bonitinho, incrível esse projeto!!!