A gamescom latam começou hoje (26), no São Paulo Expo, em São Paulo. No início da tarde desta quarta-feira, o destaque foi a apresentação dos finalistas da terceira edição da premiação exclusiva Brazil Direct, que reconhece os melhores jogos brasileiros a serem lançados ainda neste ano.
Guilherme Luiz Heckel, da Mr. Dev Studio; Ítalo Nievinski, da Trialforge Studio; Lucas Corrêa, da Hyper Dive Studio e Eliandro Fontes, da Plus Plus Studios disputam o prêmio de melhor pitch Brazil Direct de 2024.
Com moderação de Pedro Santoro Zambon, da Savegame.dev – Knowledge hub for the Games Industry, e os jurados Odile Limpach, da SpielFabrique 360, e Dr. Jakin Vela, da International Game Developers Association (IGDA), os pitchs explicaram o objetivo de cada um dos jogos competidores e arrancaram aplausos da plateia.
Zambon agradeceu as participações e enfatizou que estava muito contente com as apresentações, “tivemos muitas referências culturais brasileiras e muita inovação em cada pitch de hoje, vocês representaram o valor e o talento da nossa indústria de games do Brasil”. O ganhador será revelado em breve.
No Palco gamescom latam palco journey 1, Katleen Evers da 4EversGames, e Nabil Laredj, da Blackout, exploraram os diversos ramos do setor de games, desde a Web2 até a Web3, passando pela realidade virtual, consoles e jogos em nuvem. Durante o bate papo, os palestrantes discutiram como estão enfrentando os desafios atuais do setor, que impactam os principais pilares da economia dos games.
A gamescom latam, que acontece até domingo (30), vai trazer o melhor e mais atual conteúdo do universo dos games, com uma programação repleta de atrações, palestras, competições e muito mais.
O evento continua ainda hoje, com mais palestras, conteúdos e a tão esperada gamescom latam countdown que abrirá o evento com a promessa de grandes anúncios.
O show de abertura aconteceu dia 26 de junho, às 18h30 (horário de Brasília), com novidades da indústria dos games. Confira a abertura no vídeo abaixo:
Nabil Laredj falou sobre a importância de ir além dos games tradicionais e investir em novas tecnologias:
“A questão é ter o dispositivo certo e na hora certa para jogar um game. O varejo e o digital são os principais fatores para a evolução das tecnologias”.
Nabil também mencionou a crescente importância das plataformas como Netflix Games e Game Pass, sugerindo que as assinaturas podem ser uma alternativa viável para o futuro dos jogos.
Publishers, ativações e ingressos
A gamescom latam está cada vez mais próxima. A primeira edição do evento na América Latina vai contar com a participação de grandes publishers como Nintendo, Bandai Namco, Ubisoft, Warner Bros. Games, Roblox, SEGA, Niantic, Wargaming, Square Enix, Atari, Epic Games e estandes de estúdios da Mad Mimic, Orube, HypeJoe Games e mais.
Haverá painéis com convidados especiais, como a CipSoft, desenvolvedora de Tibia, que trará os diretores administrativos do estúdio, Benjamin Zuckerer e Stephan Vogler, que também é um dos quatro criadores do jogo, Chance Glasco (Good Dog Studios), Mike Foster (Sony), Pawel Sasko (CD PROJEKT RED), Tim Morten (Frost Giant) e muito mais. O público poderá aproveitar algumas áreas como gamescom latam artists’ alley, meet & greet com influenciadores, cosplayers, campeonatos de e-sports, board games e entre outros.
Para os interessados, o terceiro lote de ingressos já está disponível no site oficial do evento. Os preços variam de R$145 (meia-entrada) a R$340 (inteira) para visitas únicas.
O público também pode adquirir o ingresso social, que custa a partir de R$165, e inclui uma doação de R$10 já incorporada ao valor final do ingresso para a AbleGamers Brasil, ONG que combate o isolamento social e promove acessibilidade por meio de jogos. Os fundos arrecadados pelo ingresso social serão usados para tornar o evento mais acessível aos visitantes.