88milhas
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Doramas
  • Podcast
  • Contato
    • E-mail
    • Media Kit
    • Equipe
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
88milhas
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Doramas
  • Podcast
  • Contato
    • E-mail
    • Media Kit
    • Equipe
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
88milhas
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Games

[Game] Análise – Doom Eternal (Switch)

Sérgio Sampa por Sérgio Sampa
06/01/2021
em Games
0 0
0
[Game] Análise – Doom Eternal (Switch)
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

DOOM Eternal para Nintendo Switch é a mais fraca versão lançada. Ao mesmo tempo, a mais impressionante. Ficou confuso? Eu te explico!

Mais uma vez, a Panic Button! surpreendeu com outra conversão de um grande jogo da iD Software. Dá para dizer que, após portar 2 Wolfensteins e o DOOM 2016, ela já tira de letra o hardware do console híbrido da Nintendo

Trata-se de um complexo e ambicioso jogo que impressionou no PC e nos outros consoles quando foi lançado em março de 2020. Após tantos meses de espera, ele chega ao Switch trazendo até mesmo opções exclusivas.

A engine onde DOOM Eternal roda, a idTech7, foi muito bem adaptada nessa versão. Assim como no port do jogo anterior, a engine parece usar toda a capacidade do console, tendo um resultado satisfatório, ainda que alguns sacrifícios tenham sido necessários.

Todo o conteúdo das outras versões está presente. Desde a campanha singleplayer, o multiplayer padrão e até o Battle Mode, onde temos um 2 contra 1 (sendo um DOOM Slayer contra dois demônios).

Os gráficos chamam atenção quando lembramos que DOOM Eternal está rodando num hardware tão simples. Nos outros consoles, ele roda fluentemente em 60fps. Já no Swtich, o framerate é travado em 30fps.

Em modo portátil ele tem resolução dinâmica e o máximo que atinge é 720p. Quando muitos elementos aparecem ao mesmo tempo, há uma certa queda de framerate. Já no modo dock, as quedas quase somem por completo e o jogo roda a 1080p.

De qualquer forma, jogar no modo portátil continua sendo impressionante, ainda mais porque os 720p não incomodam devido ao tamanho da tela.

Existem opções para modificar os gráficos, como a quantidade de granulação (que deixa a imagem com aspecto de “filme”), ajuste de gama e também intensidade de brilho dos espólios. Há também o modo de acessibilidade para jogadores daltônicos que pode ser regulado de várias maneiras.

A jogabilidade é outro fator que pode ser modificado profundamente, para se adaptar ao que o jogador mais gosta. São vários pequenos detalhes como sensibilidade dos analógicos, atraso na resposta, assistência de mira, etc.

Uma das grandes novidades em termos de gameplay é poder usar o acelerômetro do Switch para mirar. Ele é combinado com a mira do analógico direito e realmente oferece algo inovador e funcional.


O que não faltam são opções para deixar o jogo mais com a cara do jogador


DOOM Eternal amplia a gameplay do jogo anterior, tornando o tiroteio ainda mais frenético e dinâmico. Durante as fases com progressão linear, o jogador sempre acaba chegando a uma arena com variados inimigos que atacam de todos os lados. É o momento onde não se pode ficar parado.

Os Glory Kills estão de volta. Matar os inimigos com esse “fatality melee” garante pontos de vida e para ganhar munição, basta serrar os demônios ao meio com a serra elétrica.

Pode até parecer que esta seja uma mecânica quebrada, porém, gasta-se combustível para usar a serra e ele não é encontrado facilmente pelas fases. Assim, os recursos não são tão ilimitados como parece.

No combate o jogador é incentivado a estar sempre em movimento, usando glory kills para recuperar vida, tentar desviar de ataques e principalmente não errar os tiros. Seguindo esse fluxo é a melhor forma de se manter vivo.


Além de ser divertido de fazer, as Glory Kills salvam sua vida muitas vezes


É possível encontrar suprimentos nas fases, mas, dependendo da dificuldade escolhida, eles são bem escassos. Tudo isso lembra muito o estilo dos shooters mais antigos, dando uma boa variada em relação aos outros títulos atuais.

Fora os tiros, o DOOM Slayer tem várias habilidades que vão sendo desbloqueadas conforme se avança. Elas acrescentam muito para o gameplay, não só nos combates como nos momentos de exploração e plataforma.

Dá para usar o pulo duplo, dash, escalar, agarrar na borda de plataformas, quebrar paredes no soco, etc. No geral, DOOM Eternal mostra o quão tático seu combate é, quando o jogador pode combinar todos esses elementos.


A tradução também está presente nos ambientes do cenário


Jogar nos JoyCons é uma experiência regular. Os pequenos analógicos às vezes acabam atrapalhando para mirar. Da mesma forma, não é 100% confortável apertar os 4 botões de ombro tão rapidamente conforme o jogo exige às vezes.

Assim, é aconselhável usar um Pro Controller ou um adaptador que faça funcionar um controle de outro console (eu uso um DualShock 4 através de um dongle USB da 8-bitdo).


Não poderia faltar as dicas na tela de loading (que é supreendentemente rápida)


Agora existe um ambiente de hub que teleporta o jogador para outras áreas ou fases. Nesse local é onde as melhorias na armadura ou nas armas são feitas. Também ficam expostos os colecionáveis já coletados.

É bom lembrar que alguns upgrades são opcionais. Para os jogadores que quiserem mais desafio, basta ignorá-los.

Ter outros jogos da Bethesda pode desbloquear umas surpresinhas…


Em questão de som não há o que reclamar. O jogo mantém a qualidade dos efeitos sonoros, gritos e explosões. Para embalar os combates não poderia faltar o rock pesado (característico da franquia), que é intercalado com sons ambientes em outros momentos.


Concluindo

Os donos de Nintendo Switch que não puderam ainda jogar DOOM Eternal em outras plataformas, agora têm disponível uma versão extremamente competente.

Como eu disse antes, ela é a versão mais simples. Porém, para o hardware que foi projetada, ela apresenta uma qualidade absurda e cumpre a promessa de levar o jogo a um console “portátil”.


Você descobrindo seu “eu interior” (embora esse esteja no exterior…)


Embora tenha progressão linear, as fases têm ambientes enormes, incentivando a exploração e a busca por segredos. Os jogadores terão muito para aproveitar.

Quem comprou o jogo até 22 de dezembro ganhou de presente o pacote Rip and Tear e também o jogo DOOM 64 remasterizado.

Por enquanto, as expansões que saíram nas outras versões do jogo não estão disponíveis. Mas a iD Software prometeu que virá em breve.


NOTA: 9/10

O melhor: DOOM Eternal na palma da sua mão.

O pior: Alguns jogadores podem se irritar com a queda de fps no modo portátil.

Não jogue: Com o acelerômtro ligado quando estiver como passagerio num veículo.


  • A iD Software nos enviou uma cópia digital para este review. Testado no Switch padrão.
Tags: 2016BethesdaDoomDoom 64Doom EternalID SoftwareNew BloodNintendo SwitchOloDoomreviewWolfensteinYoung Blood
Post Anterior

[Game] Análise – Chronos: Before the Ashes

Próx. Post

Jogo Grátis – The King of Fighters Wing 2020

Sérgio Sampa

Sérgio Sampa

Formou-se em design gráfico, apesar de se expressar melhor através de textos. Adora cultura oriental desde a época da TV Manchete e é fã do Mega Man e do Sonic, de anime e mangá, tokusatsu, dorama, kpop e comida chinesa. Foi "Seguista" durante a guerra dos 16-bit, mas hoje joga qualquer console.

Próx. Post
Jogo Grátis – The King of Fighters Wing 2020

Jogo Grátis - The King of Fighters Wing 2020

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Maior acesso
  • Mais comentados
  • Mais Recentes
Jogo Grátis – Sonic Classic 2

Jogo Grátis – Sonic Classic 2

27/08/2021
[Game] Análise – Avatar: Frontiers of Pandora

[Game] Análise – Avatar: Frontiers of Pandora

15/12/2023
[Game] Análise – Far Cry 6

[Game] Análise – Far Cry 6

06/12/2021
[Game] Análise – Gotham Knights

[Game] Análise – Gotham Knights

10/11/2022
TINTIM e o Segredo do Licórne

TINTIM e o Segredo do Licórne

1
Como seriam Beavis and Butthead na vida real?

Como seriam Beavis and Butthead na vida real?

0
Megaman alternativo é novidade em Street Fighter vs. Tekken

Megaman alternativo é novidade em Street Fighter vs. Tekken

0
Curtindo a Vida Adoidado 2?

Curtindo a Vida Adoidado 2?

0
Tainá Müller e André Ramiro serão os announcers de Rainbow Six Mobile no Brasil

Tainá Müller e André Ramiro serão os announcers de Rainbow Six Mobile no Brasil

05/07/2025
R6 Mobile ganha data de lançamento

R6 Mobile ganha data de lançamento

02/07/2025
McLaren Racing e SEGA anunciam parceria com Sonic the Hedgehog

McLaren Racing e SEGA anunciam parceria com Sonic the Hedgehog

30/06/2025
Pokémon GO Fest: Global acontece no Shopping Cidade São Paulo

Pokémon GO Fest: Global acontece no Shopping Cidade São Paulo

27/06/2025

Recomendado

Tainá Müller e André Ramiro serão os announcers de Rainbow Six Mobile no Brasil

Tainá Müller e André Ramiro serão os announcers de Rainbow Six Mobile no Brasil

05/07/2025
R6 Mobile ganha data de lançamento

R6 Mobile ganha data de lançamento

02/07/2025
McLaren Racing e SEGA anunciam parceria com Sonic the Hedgehog

McLaren Racing e SEGA anunciam parceria com Sonic the Hedgehog

30/06/2025
Pokémon GO Fest: Global acontece no Shopping Cidade São Paulo

Pokémon GO Fest: Global acontece no Shopping Cidade São Paulo

27/06/2025

SOBRE NÓS

É um site de cultura e entretenimento formado por amigos de longa data. Inauguramos em fevereiro de 2012, com o objetivo de desenvolver um conteúdo divertido e informativo. Nossa intenção é usar este espaço como um laboratório de ideias. Não deixe de enviar sua crítica ou sugestão, por que levamos muito a sério sua opinião. Juntos somos mais fortes! Desejamos que tenha uma ótima experiência e que goste do site assim como nós.

Clique aqui para conhecer a equipe

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

  • Carlos Gamer em O fangame “Castlevania: The Lecarde Chronicles 2” já está disponível para download gratuitamente!
  • Leandro the hedgehog em Saiba tudo o que rolou no Sonic Central!
  • Fred em Saiba tudo o que rolou no Sonic Central!
  • caio em Biomotor Unitron chega ao Nintendo Switch
  • paula em Positivo apresenta telas IPS full HD para ampliar a imersão em PCs
  • bruno a em [Game] Análise – The King of Fighters XV
  • PEIXOTO em Torneio New Capenna Championship de Magic: The Gathering (MTG) começou hoje!
  • Kersck224 em Jogo Grátis – Sonic Boll 1.9 lançou! Baixe agora!

PARCEIROS

  • Política de Privacidade
  • Media Kit
  • Contato

Copyright © 2022 88Milhas. Todos os direitos reservados. Design by Figaro Design.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Games
  • Filmes
  • Doramas
  • Podcast
  • Contato
    • E-mail
    • Media Kit
    • Equipe

Copyright © 2022 88Milhas. Todos os direitos reservados. Design by Figaro Design.