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Game Análise – Cuphead

Lucas Marques por Lucas Marques
23/10/2017
em Games
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Game Análise – Cuphead
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Cuphead foi muito celebrado desde o seu anúncio na conferência da Microsoft na E3 2014 graças ao seu estilo visual único inspirado em desenhos animados da década de 30.

Mais tarde descobrimos que o game seria um run and gun no melhor estilo de clássicos como a série Contra, muito popular nos anos 80 e 90.

A promessa é de um título único que combina artes muito estilosas com jogabilidade desafiadora, como é raro de se ver hoje.

Sinopse

Cuphead e seu irmão Mugman moram num local mágico chamado Inkwell Isle, sob os cuidados de Elder Kettle. Um dia eles se aventuram muito longe de sua casa, entram no Casino do Diabo e começam a ganhar uma série de apostas.

Até aí tudo bem, tirando o detalhe que os irmão são canecas, Kettle é uma chaleira, e o gerente da casa de apostas é um dado.

E todos os conflitos começam a se desenrolar quando Cuphead perde sua alma e a de seu irmão numa aposta com o próprio Diabo. Uma história que é tão simples, surreal e moralmente duvidosa quanto os desenhos animados em que se inspira.

A partir daí, nossos (agora) anti-heróis ganham uma segunda chance do Diabo e precisam coletar algumas almas para manter as suas. Elas deverão ser retiradas à força dos 18 chefões do game. Ao derrotá-los na maior dificuldade, o jogador obtém seus contratos.

A ambientação do título é maravilhosa, mesmo que simples. São 3 ilhas (Inkwell Isle I, II e III), todas desenhadas à mão e povoadas com NPCs únicos. E eles não falam nada demais, no máximo dão algumas dicas.

Jogabilidade

A excepcional arte pode ser o que atrai muitos jogadores para Cuphead, eu por exemplo. Mas a sua desafiadora e bem fundamentada jogabilidade no melhor estilo run and gun dos anos 90 é o que faz a maioria ficar.

O título é um side-scroller e, claro, tem vários elementos de plataforma. O jogador é incentivado a passar a maior parte do tempo com o dedo segurando o botão de tiro, afinal a munição é infinita.

O game recompensa precisão e bons reflexos, pois o tempo todo há dezenas de elementos se movendo da maneira rápida pela tela. O que significa que é difícil sobreviver por muito tempo quando se joga um nível pelas primeiras vezes.

Mas o desafio é recompensador praticamente sem apelação.

A menos que o jogador seja alguém com excepcional habilidade em jogos do tipo, ele irá morrer muito em Cuphead — centenas e centenas de vezes. O título é daqueles onde é preciso reconhecer o padrão de ataque do inimigo para então criar uma estratégia para combatê-lo.

Quase o tempo todo, esses oponentes serão chefões, que compõem três quartos das fases do game. O jogador tem acesso a 6 tipos de tiros com características bem diferentes, que podem ser usados estrategicamente.

O jogador também ganha poderosos ataques especiais chamados Super Art ao bater cada um dos 3 mausoléus do game.

Tempo de jogo

Apesar das batalhas levarem cerca de 2 minutos para bater, o game oferece umas 6 horas a 9 horas de gameplay, dependendo da sua habilidade, (no meu caso que mal consigo andar e falar ao mesmo tempo seria de 2 anos).

Afinal, você vai passar um bom tempo reiniciando as batalhas. Em sumo, é um jogo muito legal, divertido lindo e desafiador, que você pode comprar sem medo, até porque ele é barato, e irá passar boas horas (ou meses) jogando.

Trailer do jogo

Tags: ContraCupheadGunstar HeroesMetal SlugmicrosoftWindows PCxbox
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Sou aficionado por cultura japonesa apesar de ser português! Sempre gostei de videogames, mas ao contrario do Sérgio, eu estou mais do lado MMORPG da força! Adoro meu trabalho de design e edição, e sou formado em design de games e marketing.

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