Com o anúncio de Pokémon Sword e Shield não vejo melhor hora para escrever sobre essa franquia que iniciou nos momentos finais do Game Boy e deu uma nova vida ao aparelho. Se tornando no final dos anos 90, e inicio dos 2000, uma verdadeira febre.
Quando Pokémon Red e Green foram criados, sua ideia era bem simples. Você era um treinador pokémon que tinha como missão ajudar o professor Oak a completar a pokédex durante sua aventura. Junto com seu rival, você iria desafiar os líderes dos Ginásios Pokémon, além de enfrentar a Equipe Rocket , os vilões do game.
Nesse tempo, os Pokémon eram criaturas selvagens que precisavam ser domadas, era muito comum ver treinadores com chicotes na mão. Isso também era visto em concept arts.
A chegada do anime
O estilo de arte mudou quando o anime fez um grande sucesso na TV. Os pokémon não eram mais animais selvagens, sendo agora amigos de seus treinadores neste universo.Pokémon Yellow saiu com o mesmo estilo do jogo antigo , porém, com o Pikachu mais com sua versão “anime”. E nos jogos seguintes, Pokémon Gold, Silver e Crystal, as coisas começaram a mudar ainda mais, porém, ainda lembrando os jogos anteriores, de certa forma.
Os jogos de Pokémon para o Game Boy Advance foram lançados, e agora todos estão com o visual visto no anime. Treinadores com chicotes foram retirados e o universo ficou muito parecido com sua versão animada.
3DS e Switch
Algo estranho aconteceu. Parece que a Game Freak, produtora dos jogos, adora o anime, pois no Nintendo 3DS a coisa mudaria mais uma vez.
Em Pokémon XY, Pikachu passou a fazer o som do anime, e não mais seu grunhido original. Foi coisa pequena, porém, mostrava que a franquia de jogos e o anime queriam se juntar.
Até porque o Greninja que Ash usa no anime foi distribuído mais tarde na era 3DS. E você podia fazer carinho no seu Pokémon através do modo Amie. Então eles agora realmente não são mais nada perigosos.
E no Nintendo Switch tivemos mais uma modificação leve com o som que o Eevee faz, novamente ficando igual ao anime. E Pokémon Let’s GO veio com outra novidade: passou a se aproximar dos mangás Pokémon Special, colocando os personagens Red, Blue, e até a Green com seus respectivos pokémons iniciais dentro do jogo.
Incrível como os pokémon foram inicialmente criados como animais selvagens mas hoje, nos jogos principais, eles são amigos de seus treinadores. Até na pokédex mudanças aconteceram, como por exemplo, não mostrar mais quais pokémon se alimentam de outros.