A série de jogos mais dançante dos games voltou! Just Dance 2015 acabou de ser lançado e traz várias novidades para todos que gostam de se balançar o esqueleto em frente ao videogame.
Com certeza a lista de música é um dos maiores destaques dessa versão, contando com sucessos como “Happy” de Pharrell Williams, “Problem” de Ariana Grande, “Black Widow” de Iggy Azalea, entre outras músicas de sucesso de 2013 e 2014.
Existem também vários mashups separados por temas que reúnem passos e personagens de jogos anteriores dançando as novas músicas.
É possível desbloquear outras músicas também, incluindo os mashups ou versões alternativas das músicas disponíveis desde o início. Outras podem ser habilitadas por DLC, sendo uma delas totalmente grátis, basta conectar na internet e baixar.
Novos avatares (os “Just Dancers“) foram incluídos, eles são baseados nos personagens (ou “coachs“) que aparecem dançando durante as músicas e existe uma enorme lista de outros para serem destravados. Como esses avatares com traços mais complexos começaram no Just Dance 2014, muitos dos novos são baseados nos personagens do jogos anteriores.
Bom, vamos aos modos de jogo. A fórmula de JD2015 é a mesma dos jogos anteriores. Infelizmente, desta vez não há um modo fitness separado, mas você pode pausar uma música e ativar o contador de calorias perdidas.
O modo World Dance Floor parece ser o mesmo de antes, porém teve melhoras no menu. Ele apresenta sua classificação em rankings mundiais e locais (do país que você escolhe quando cria seu avatar). Você pode encontrar pessoas para jogar online, seguir alguém que esteja jogando. E pode tanto jogar contra outras pessoas em tempo real como competir com seus recordes registrados no servidor do jogo.
Há um novo Modo Vip onde você e várias outras pessoas competem com dançarinos e coreógrafos famosos que também estão online durante algum tempo. Você acompanha essa pessoa enquanto ela joga uma série de músicas e pode tentar vencê-la na pontuação.
O Community Remix é uma novidade em JD2015. Nas versões do jogo em que os consoles possuem câmera, você pode jogar as músicas, filmar a si mesmo jogando e enviar para a Ubisoft. Assim, os produtores selecionam os melhores e fazem um vídeo novo usando esses jogadores como “coach”.
A série Just Dance começou com gráficos simples durante as músicas. Eram apenas um ou dois personagens dançando e com um fundo quase estático. Com o passar do tempo, o cenário foi ganhando mais detalhes, animações em CGi, montagens com fotos reais, etc. No jogo atual, até mesmo a câmera tem mais movimento, os personagens tem ainda mais detalhes e uma definição maior.
Duas músicas presentes no jogo: “Tetris” e “4×4”
Na maioria dos consoles os efeitos são muito bons. A única versão que sofre um pouco é a do Nintendo Wii, que tem os vídeos muito comprimidos, deixando imagem bem granulada e a falta de resolução do console prejudica um pouco. Mesmo assim, nenhuma música do JD2015 para Wii fica com imagem tão borrada quanto a de “Starships” do JD 2014.
Para resolver a vida de quem tem Xbox One ou PS4, mas não tem o Kinect ou a PlayStation Camera, a Ubisoft desenvolveu um aplicativo para celulares Android ou iOS que transforma o smartphone em controle e ele pode ser usado da mesma forma que o Wiimote do Nintendo Wii. É uma ótima ideia, isso aumenta o número de pessoas que podem jogar.
Só acho uma pena que não funcione para os consoles da geração passada (principalmente o PS3 que necessita, além do jogo e do console, a câmera e o PS Move).
Vale a Pena?
Se você curte jogos de dança, vale sim, e muito! E mesmo que você não seja um exímio dançarino, nada te impede de tentar jogar e se divertir com os amigos! Com um jogo como Just Dance você não precisa contratar um DJ para sua festa. É só deixar o jogo ligado e o pessoal vai se divertir a noite toda.
Descobri recentemente um grupo dedicado ao jogo no Facebook que é bastante ativo, onde os membros falam muito sobre as coreografias, os novos DLCs, as diferenças regionais que o jogo possui e muitas outras coisas.
O sucesso de Just Dance consegue ir além do jogo, com seus fãs se reunindo em eventos, organizado flashmobs, criando novas amizades e atraindo gente nova para jogar.
Por isso eu acredito que, diferente de outros jogos musicais que fizeram sucesso e saturaram depois de um tempo, Just Dance não corre esse perigo. Pois quem joga sabe que é bom todo ano termos uma versão atualizada, com novas músicas e novas coreografias.
Versões testadas: Xbox 360 e Nintendo Wii.
NOTA: 4.5/5