Já são quatro no mercado e outros estão chegando. Pokémon Go de A a Z (Panda Books) foi escrito pelo jornalista Claudio Prandoni, editor-assistente do UOL Jogos. “Quando as primeiras notícias sobre o game saíram, mergulhei de cabeça no projeto e fiquei muito feliz de ter conseguido escrever do jeito que eu gostaria e em tempo de lançar numa época boa”, comemora.
O Alcance de Pokémon GO
Os números estão aí para provar o sucesso do jogo. Ele elevou o valor de mercado da Nintendo em US$ 7,5 bi em 2 dias. Segundo pesquisa da SurveyMonkey, o número de usuários ativos por dia nos Estados Unidos é estimado em 21 milhões. O faturamento do Maxwell’s Bar and Grill, em Covent Garden, Londres, subiu em 26% depois que virou pokestop.
Para atrair jogadores, eles colocam lures (ferramenta do jogo que, ao ser acionada, atrai os bichinhos ao pokestop durante 30 minutos) todos os dias no bar e oferecem comidas e bebidas dedicadas ao jogo. No Brasil, em especial da cidade de São Paulo, o jogo movimenta pontos icônicos da cidade, como o Parque Ibirapuera e o vão livre do MASP.
Grupos de todas as cidades se concentram nestes locais para capturar os bichinhos. O jogo também movimentou o comércio nacional, aumentando, em especial, a procura por carregadores portáteis (powerbanks). Segundo a Reuters, o site Submarino constatou um aumento de 390% no número de powerbanks vendidos em relação ao mesmo período em 2015.
As Publicações
“Além dos verbetes com a história e as curiosidades do jogo e dos personagens, enriqueci o livro com estratégias e tutoriais, buscando trazer algo de útil tanto para quem não tem o costume de jogar, como pais que saem para passear com filhos pequenos”, explica Prandoni. “Há também dicas para a galera mais dedicada, que quer formar equipes poderosas e dominar ginásios”, acrescenta.
Prandoni posa com o livro no dia do lançamento, na BGS (Brasil Game Show)
Alguns dos outros livros que vieram na cola foram O Guia Completo Pokémon Go, de Daniel Salengue e Luiz Fernando Duarte Júnior; Guia, Dicas e Estratégias do Pokémon Go, de Fernando Goulart; e Como jogar Pokémon Go: guia para iniciantes, de Adriel Souza.
Próximos Lançamentos
Para o final do ano, outros dois títulos sobre Pokémon Go que estão para ser lançados nos Estados Unidos serão traduzidos e chegarão nas livrarias brasileiras também. “Para que esperar?”, brinca Prandoni. “Já dá pra ir pegando muitos Pokémons agora”, encerra ele, que já tem 90 Pokémon capturados no seu Pokedex.
Sem respostas para “Pokémon GO nas livrarias”